Você tem medo de realizar os seus sonhos?

Você tem medo de realizar os seus sonhos?

Sonhar pode ser delicioso, mas transformar os sonhos em realidade envolve um processo muitas vezes lento e delicado, que para ser sustentável precisa ser feito de uma forma consciente, com planejamento e organização.

Quando você faz um planejamento para trazer o seu sonho para “a terra”, iniciando pela definição de um objetivo específico, pode acabar se surpreendendo e ficando com medo dele. Ter a consciência das etapas, ações e investimento (de tempo, dinheiro e energia) necessários pode assustar e levar a um ciclo inconsciente de auto sabotagem e frustrações onde o principal responsável pela não realização do seu sonho acaba sendo você mesmo.

O que é preciso levar “na bagagem” para sair da zona de conforto e não querer voltar para trás no meio do caminho?

A “mala dos sonhos” que você vai precisar arrumar para a sua viagem inclui novas responsabilidades e atitudes, comprometimento, muitas mudanças, novas crenças, valores pessoais e diversos outros fatores, como:

Mudança de mindset – quando você faz mudanças significativas na sua vida precisa mudar principalmente os modelos mentais e comportamentos, adaptando-os para a nova realidade. Muitas vezes o ato de mudar de emprego ou de casa pode te dar a sensação de vitória. Pense que o “lugar físico” é somente uma pequena parte da mudança, “a casca”, a parte superficial. A parte mais importante para que a sua mudança seja bem-sucedida é a parte interior e invisível: mudar as suas crenças e o seu mindset.

  • Como você enxerga a nova vida e o novo espaço?
  • O que você vai fazer diferente a partir de agora?

“Insanidade é fazer tudo igual e querer resultados diferentes”.

Comprometimento com os resultados – quando você faz um planejamento cria expectativas e planos de ação. Comprometer-se com os resultados significa medir indicadores de desempenho durante todo o processo, de forma que os resultados sejam o mais próximo possível do esperado. Significa estar preparado para lidar com as consequências de resultados positivos e negativos, e ter a serenidade e consciência para ajustar as estratégias ao longo do caminho.

  • Em uma escala de zero a dez, o quanto você está comprometido para realizar o seu sonho?
  • Qual seria um pequeno passo que você pode dar hoje para realizar o seu sonho?
  • Qual hábitos você precisa mudar na sua vida para chegar mais perto dos seus sonhos?

Assumir responsabilidades – caminhar na conquista da realização do seu sonho envolve identificar e assumir novas responsabilidades, com você mesmo e com todas as pessoas impactadas por ele. Ser responsável significa “responder, prometer em troca”. 

  • Que comportamentos você vai precisar mudar, que atividades vai ter que deixar de fazer, que novas atividades vai ter que precisar assumir na sua caminhada em direção à realização do seu sonho?

Tudo o que é conhecido é mais confortável, mesmo que seja algo não tão confortável assim. Para abraçar o seu sonho com paixão, é fundamental ter a atitude para mudar e sair da zona de conforto. A questão é que você está acostumado e se sente bem nesse lugar. É fácil se acostumar até com a dor e o sofrimento, não conseguindo ver o quanto é possível ser muito mais feliz fora dessa situação. Faz parte da vida conviver não só com as sombras mas também com a luz.

Quando você investe em um trabalho de autoconhecimento, sendo sincero e profundo no seu estudo, consegue trazer para a consciência todas as verdades que não quer ver. Esse é o primeiro passo para criar a coragem de mudar em direção a uma vida melhor, a vida que você merece ter, com prosperidade, reconhecimento, sucesso e muita felicidade!

“Todos os teus sonhos estão te esperando do outro lado dos teus medos”.

Imagem de Free-Photos por Pixabay