Conectando Produtividade e Diamantes

Conectando Produtividade e Diamantes

Todos nós somos diamantes em constante processo de lapidação.

Quando você percebe que cada dia é uma nova oportunidade, um novo Restart e consegue desligar o modo “piloto automático” da sua vida, começa a tomar decisões e atitudes de forma consciente e aumentar a sua produtividade. Dessa forma, vai lapidar o seu diamante, se fortalecer como pessoa e irradiar luz para as pessoas ao seu redor, para o mundo.

O processo de lapidação do seu diamante começa pelo planejamento: descobrir o seu propósito e missão de vida, identificar sonhos e desejos, analisar a sua situação atual (pessoal e profissional), definir objetivos, estratégias e metas, alinhar expectativas.

Produtividade não é conquistada com um simples “passe de mágica”, mas sim pela conexão de pequenas ações e comportamentos ao longo do seu dia, semana, mês e ano.

Os Workshops de Produtividade tem como objetivo praticar técnicas e ferramentas simples e úteis que vão te ajudar a (re)descobrir a sua essência e lapidar o seu diamante, para que você tenha resultados sustentáveis.

Você quer:

Você está confortável na sua zona de (des)conforto?
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Você está confortável na sua zona de (des)conforto?

Você conhece alguma pessoa que vive reclamando no seu ouvido que as coisas estão ruins, que a situação econômica é desfavorável, que as outras pessoas estão sempre erradas… e não faz nada para mudar?

E você, está passando por uma situação desconfortável que está prejudicando a sua saúde e atrapalhando os seus resultados? Está adiando tomar decisões importantes que vão mudar a sua vida para melhor? Está usando o ouvido das outras pessoas para reclamar sobre os seus problemas?

Assim como a zona de conforto pode ser confortável, a zona de desconforto também pode ser confortável.

O ser humano se adapta com facilidade às situações, e muitas vezes acaba se acostumando com situações que trazem sofrimento e sensações ruins. Você conhece alguma pessoa que ficou durante anos trabalhando em uma mesma empresa e área, insatisfeito, reclamando diariamente, muitas vezes tomando remédios, e não fazia nada para mudar ou sentia que não conseguia mudar, como se estivesse paralisada? Ou então uma pessoa extremamente insatisfeita com o seu peso atual continuando a manter hábitos não saudáveis que somente prejudicavam a sua saúde?

Como é possível mudar essa situação e sair da zona de (des)conforto?

Construindo a sua imagem pessoal para vender mais
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Construindo a sua imagem pessoal para vender mais

Você é daquele tipo de pessoa que fala constantemente frases do tipo: “eu não sei vender”, “eu não gosto de vender”, “eu não fui feita para vender” ???

Se você pensar um pouquinho, vai perceber que sempre está comprando ou vendendo alguma coisa.

Lembra quando você se arrumava pra sair com o primeiro namorado, caprichava no look e no perfume? Independente das suas intenções, você com certeza queria agradar e parecer uma pessoa legal.

E os momentos em que procurou um emprego fixo? Fazer o seu curriculum nada mais é do que divulgar e vender os seus serviços, o seu tempo, a sua experiência, os seus conhecimentos. A entrevista de emprego é o momento de identificar se aquela empresa é adequada para as suas aspirações de carreira e “vender seu tempo” para o entrevistador.

Um dos primeiros passos para a venda é fazer o seu marketing pessoal.

Quanto tempo dura a felicidade?

Quanto tempo dura a felicidade?

Nas minhas pesquisas sobre produtividade encontrei uma afirmação de que “a felicidade dura apenas 3 meses”!!! E que a ciência chama esse efeito de esteira hedônica. Trabalhamos, progredimos e conseguimos coisas mais bonitas e em maior quantidade. No entanto, não nos tornamos mais felizes.

Esteira hedônica? O que é isso? E o que tem a ver com felicidade?

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Os seus processos principais, na vida pessoal e profissional, estão definidos e organizados?

Ter a consciência das suas atividades, papéis e responsabilidades, aumenta as chances de ser mais ágil e ter melhores resultados, entregando produtos e serviços com qualidade e no prazo, surpreendendo e encantando seus clientes. Além disso, proporciona mais segurança e contribui para diminuir o estresse e ansiedade.

Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. É uma palavra relacionada com percurso, e significa “avançar” ou “caminhar para a frente”.

A tarefa de organizar processos pode não ser fácil e rápida, mas pode alavancar de forma considerável a sua produtividade.

A minha experiência com mapeamento de processos de negócio mostra que muitas vezes existe a intenção de mapear todos os processos, procedimentos, interfaces, incluindo todas as exceções possíveis e imaginárias. Muitas vezes o esforço para fazer com que isso aconteça se mostra uma grande perda de tempo.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

É preciso ter em mente que o processo que você mapeou hoje (talvez de forma bem detalhada) poderá estar desatualizado amanhã. Só que não ter nenhum processo organizado também pode ser prejudicial, aumentando os riscos de precisar refazer atividades, entregar um produto com uma qualidade menor do que a esperada, deixar um cliente insatisfeito, ter problemas de comunicação e relacionamento, perder tempo e dinheiro.

E agora, o que fazer?

Lidando com as frustrações da vida empreendedora
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Lidando com as frustrações da vida empreendedora

Você, como empreendedor, já teve a sensação de levar um banho de água fria no rosto? Sabe quando você planeja, organiza, faz plano A, plano B, e quando pára pra avaliar verifica que a maioria das coisas não saiu conforme o planejado?

As frustrações fazem parte da vida da vida empreendedora e uma das formas de lidar com elas é alinhar expectativas, principalmente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor, aquelas que vão participar direta ou indiretamente das mudanças, da implementação das ideias e dos novos projetos.

Se a sua expectativa for muito alta e os resultados forem abaixo do esperado, você corre o risco de ficar frustrado, desanimado, sem esperança, podendo até ficar doente. Por outro lado, se você não tiver expectativa nenhuma, qualquer resultado que você alcançar poderá ser satisfatório.

“Feito é melhor do que perfeito. Mirar a perfeição causa frustração, no melhor cenário, e paralisa, no pior.” Sheryl Sandberg – COO do Facebook

Uma outra forma de lidar com as frustrações é desenvolver um mindset de crescimento, permitindo-se efetivamente gostar do que faz, e continuando a gostar mesmo diante de dificuldades.

Imagine uma cena com um bebê que está aprendendo a caminhar.

Encontre tempo para respirar com o App OMM
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Encontre tempo para respirar com o App OMM

O seu dia a dia é tão corrido que você fica com a sensação de que não tem tempo nem pra respirar?

Um momento de meditação se propõe a ensinar que o estado de concentração e paz não é um objetivo distante. A prática da meditação pode ser praticada em apenas um instante, em todos os lugares e em qualquer situação.

O método começa com um exercício que requer um minuto por dia. Com a prática, você levará cada vez menos tempo para se sentir focado e tranquilo para meditar em qualquer momento.

Martin Boroson, psicoterapeuta e escritor que atua em organizações com promoção de mudanças, encontrou uma forma interessante de lidar com a dificuldade de meditar.

Durante um insight que teve ao realizar uma prática de mindfulness de 30 minutos, ele começou a se questionar se tinha realmente colocado o timer, se sentia agitado e com a sensação de que o tempo demorava para passar, ficava imaginando se já tinham passado 10 minutos ou 1 hora. Quando decidiu olhar para o relógio conferiu que faltava somente 1 minuto, e ficou um pouco decepcionado ao pensar como tinha se afastado da prática por 29 minutos. Mas decidiu continuar e fazer a prática, em 1 minuto.

E este foi seu insight! Por que não parar por 1 minuto apenas e praticar?