Criando um futuro (e um presente) com TEMPO LIVRE!!!
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Criando um futuro (e um presente) com TEMPO LIVRE!!!

O que você faria se tivesse mais tempo livre na sua agenda?

Muitas vezes queremos tanto ter tempo livre que quando algum compromisso é desmarcado e o tal “tempo livre” surge ficamos sem saber o que fazer. Já aconteceu com você de acabar a energia elétrica da sua casa por um período e você se sentir meio perdida, com uma sensação de “e agora, eu faço o quê?”

Você precisa ter muita clareza e segurança de saber o que quer fazer com o seu tempo livre. Quando você encontrar mais tempo livre, e com certeza irá, se não souber onde e como vai utilizá-lo, as outras pessoas podem devorar o seu tempo livre como dinossauros famintos.

O que é futuro pra você?

Planejando seu Desenvolvimento Pessoal
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Planejando seu Desenvolvimento Pessoal

Você já teve a sensação de perder tempo (e dinheiro) com aquele curso on-line que você comprou por impulso, acessou uma ou duas vezes e depois esqueceu que ele existia?

E aquele livro maravilhoso que você tanto queria ler e acabou ficando escondido no fundo da gaveta ou em algum lugar secreto da casa que você não lembra qual é?

Um dos hábitos que aumentam a produtividade é o de planejar o seu desenvolvimento pessoal, que muitas empresas chamam de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Eu sempre faço o meu plano, pelo menos duas vezes por ano. Amo estudar e  adoro uma sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Como também adoro planejar, fazer a conexão do meu tempo com as habilidades que preciso desenvolver é uma atividade apaixonante e prazerosa.

Quer saber como você pode fazer? Deixa eu te contar:

Qual é o seu Estilo de Planejamento?

Qual é o seu Estilo de Planejamento?

Você sabia que existem diferentes estilos de planejamento? Cada pessoa tem o seu estilo próprio, e é importante você encontrar o seu. Segundo Daniel Goleman e Annie McKee , em seu livro Primal leadership and Resonant Leadership, existem 3 tipos de planejamento.

Você pode ser uma pessoa que é:

1) Orientada por objetivos

Praticamente uma planejadora nata, ama listas de tarefas e define as metas e ações necessárias para alcançar os objetivos com mais facilidade. Ter objetivos definidos e prazos é essencial para que você se sinta desafiada, empolgada, com energia para fazer mais e melhor.

Existem pessoas que são tão orientadas por objetivos que antecipam as datas de entrega para se desafiarem ainda mais. (eu sou assim 😀)

2) Orientada por Direção

Vai sobrar tempo livre na sua agenda esse ano?

Vai sobrar tempo livre na sua agenda esse ano?

Quer fazer o seu ano caber na agenda? E ainda sobrar tempo livre para você fazer o que gosta, o que te faz feliz?

Se você tem um espírito empreendedor existe uma grande chance de a sua vida ser uma correria, com muitas ideias, projetos, compromissos, problemas e dificuldades. Junto com essa vida agitada vem o desafio de equilibrar todas as atividades dentro do tempo disponível. O fato é que você tem uma quantidade limitada de tempo e energia por dia. Se você incluir atividades de menos pode demorar muito mais para atingir seus objetivos. Se você incluir atividades demais pode acabar se distraindo e perdendo o seu foco.

Se você é do tipo de pessoa que, mesmo sem perceber, acaba colocando atividades demais na sua agenda e fica sem tempo livre para ter alguns poucos momentos de descanso e para cuidar de você, como você pode resolver isso?

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Você já teve iniciativas e ideias maravilhosas que acabaram não sendo implementadas?

O excesso de atividades diárias do mundo digital pode consumir todo o tempo e energia que você precisa investir para executar as suas estratégias e atingir os seus objetivos.

Sempre haverá mais boas ideias do que sua capacidade de executá-las

Neste livro, a equipe de pesquisadores da Franklin Covey apresenta a sua metodologia desenvolvida para atingir as metas mais importantes da vida executiva, e que também podem ser aplicadas na vida pessoal.

Qual é a fórmula que essa metodologia apresenta?

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Os seus processos principais, na vida pessoal e profissional, estão definidos e organizados?

Ter a consciência das suas atividades, papéis e responsabilidades, aumenta as chances de ser mais ágil e ter melhores resultados, entregando produtos e serviços com qualidade e no prazo, surpreendendo e encantando seus clientes. Além disso, proporciona mais segurança e contribui para diminuir o estresse e ansiedade.

Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. É uma palavra relacionada com percurso, e significa “avançar” ou “caminhar para a frente”.

A tarefa de organizar processos pode não ser fácil e rápida, mas pode alavancar de forma considerável a sua produtividade.

A minha experiência com mapeamento de processos de negócio mostra que muitas vezes existe a intenção de mapear todos os processos, procedimentos, interfaces, incluindo todas as exceções possíveis e imaginárias. Muitas vezes o esforço para fazer com que isso aconteça se mostra uma grande perda de tempo.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

É preciso ter em mente que o processo que você mapeou hoje (talvez de forma bem detalhada) poderá estar desatualizado amanhã. Só que não ter nenhum processo organizado também pode ser prejudicial, aumentando os riscos de precisar refazer atividades, entregar um produto com uma qualidade menor do que a esperada, deixar um cliente insatisfeito, ter problemas de comunicação e relacionamento, perder tempo e dinheiro.

E agora, o que fazer?

Planejando a Divulgação nas Redes Sociais em 6 passos

Planejando a Divulgação nas Redes Sociais em 6 passos

O que você pode fazer para otimizar o seu tempo e criar post’s com maior chance de serem acessados e lidos?

Com planejamento, preparação, conhecimento do seu cliente, técnicas e ferramentas você pode ser mais produtivo na divulgação das mensagens que quer transmitir.

Conhece as expressões “correr atrás do rabo”, “girar em círculos”, “andar feito barata tonta”? Se você partir direto para a execução e não tiver a clareza do resultado que espera obter, se não tiver uma meta e um objetivo específicos, pode perder o maior tempão gerando uma serie de post’s e que não necessariamente vão trazer algum retorno.

Que tal planejar e organizar os seus post’s nas redes sociais utilizando uma ferramenta básica e simples de planejamento e organização, conhecida como 5W1H?

Confira abaixo 6 passos simples.