Você está confortável na sua zona de (des)conforto?

Você está confortável na sua zona de (des)conforto?

Você conhece alguma pessoa que vive reclamando no seu ouvido que as coisas estão ruins, que a situação econômica é desfavorável, que as outras pessoas estão sempre erradas… e não faz nada para mudar?

E você, está passando por uma situação desconfortável que está prejudicando a sua saúde e atrapalhando os seus resultados? Está adiando tomar decisões importantes que vão mudar a sua vida para melhor? Está usando o ouvido das outras pessoas para reclamar sobre os seus problemas?

Assim como a zona de conforto pode ser confortável, a zona de desconforto também pode ser confortável.

O ser humano se adapta com facilidade às situações, e muitas vezes acaba se acostumando com situações que trazem sofrimento e sensações ruins. Você conhece alguma pessoa que ficou durante anos trabalhando em uma mesma empresa e área, insatisfeito, reclamando diariamente, muitas vezes tomando remédios, e não fazia nada para mudar ou sentia que não conseguia mudar, como se estivesse paralisada? Ou então uma pessoa extremamente insatisfeita com o seu peso atual continuando a manter hábitos não saudáveis que somente prejudicavam a sua saúde?

Como é possível mudar essa situação e sair da zona de (des)conforto?

1. Exercite a Autoobservação

Identifique o que você está adiando e perceba quais são os motivos. Ser sincera consigo mesma e identificar a causa dessa procrastinação pode te ajudar muito a lidar com as suas frustrações e olhar para o futuro, tendo mais motivação para tomar atitudes que vão te trazer mais realização e felicidade.

“O medo de realizar uma tarefa consome mais tempo e energia do que a própria tarefa.”Rita Emmet, autora do livro “Não deixe para depois o que você pode fazer agora”

2. Identifique as Distrações

Muitas vezes você mesma pode estar criando (e ansiando) por momentos de distração. Se está procrastinando uma decisão ou atividade é porque, lá no fundo, pode ter algum bloqueio, medo ou receio, e tudo o que vier pra te ajudar a não executar será muito bem-vindo. Talvez seja difícil admitir o quanto ficamos aliviadas quando as distrações e imprevistos surgem, pois temos um excelente motivo e desculpa para justificar porque não pudemos dar o primeiro ou o próximo passo.

3. Permita-se tentar mudar. E comece AGORA

Se você não se permitir ter hábitos e comportamentos diferentes vai continuar para sempre na sua zona de (des)conforto.

Ter a coragem de mudar o seu mindset e suas atitudes , fazer as coisas de uma forma planejada e organizada, incluir mais disciplina no seu dia a dia pode não só aumentar a sua produtividade como também te ajudar a usar melhor o seu dinheiro e, dependendo da situação, até salvar a sua vida.

O fato de você dar o primeiro passo para sair da sua zona de (des)conforto de forma consciente e organizada vai te proporcionar uma maior autoconhecimento, autoconfiança e segurança para enfrentar os desafios e oportunidades”

4. Crie um senso de urgência

As pessoas superestimam fortemente a quantidade de tempo livre que terão no futuro, muitas vezes pensando dessa forma: “bem, estou atolada de trabalho agora, mas em poucos meses vou ter muito mais tempo”.

Você pode até achar que depois vai ter mais tempo, e acabar deixando para dar o primeiro passo amanhã. Lembre que a cada dia você tem as mesmas 24 horas, e se deixar para amanhã corre o grande risco de não começar nunca.

Tim Urban, que se considera um mestre da procrastinação, autor do e-book Wait but Whye do blog waitbutwhy.com, afirma que todos somos procrastinadores. A procrastinação acontece quando não definimos um prazo para alguma das áreas da nossa vida. Geralmente os cuidados com a saúde, família, carreira, relacionamentos e investimentos não tem uma data limite.

Adiar para sempre uma decisão importante faz com que você se torne um espectador e não o protagonista da sua própria vida, criando uma série de sentimentos desagradáveis e inquietantes, como a frustração.
Ela pode acontecer não pelo fato de não conseguir alcançar seus objetivos e sonhos, mas por não ser capaz de começar a persegui-los.

“Pior do que não conseguir é a frustração de não ter nem tentado.”

Saindo da zona de (des)conforto

A sensação de felicidade e realização por ter mudando uma situação desconfortável é maravilhosa. O início do processo é o mais complicado, mas à medida em que você vai criando novos e saudáveis hábitos, mudando o seu mindset, tomando decisões com mais segurança e assertividade, conseguindo dar foco para os compromissos e pessoas importantes, começa a perceber que sair da zona de (des)conforto é libertador!!!

Precisa de ajuda com planejamento, organização e disciplina para sair da sua zona de (des)conforto? Conta pra mim.

#vamosjuntas