Sonho, desejo, objetivo, estratégia ou meta?

Sonho, desejo, objetivo, estratégia ou meta?

Qual é a diferença entre sonho, objetivo, estratégia e meta?

Se você for pesquisar um pouco mais sobre esses conceitos na internet pode ficar um pouco confuso. Cada autor tem uma interpretação própria em relação a esses termos, com conceitos diferentes.

Vou usar um exemplo prático e simples para explicar qual é o meu entendimento e que termos eu utilizo nos meus planejamentos estratégicos e operacionais, tanto para a gestão da minha vida pessoal quanto da minha empresa.

Imagine que várias pessoas querem viajar para a cidade de Adelaide, na Austrália.

Como definir objetivos

Como definir objetivos

A melhor forma para transformar os seus sonhos em realidade é definir um objetivo claro e específico.

Quando você define um objetivo está “colocando os seus pés no chão” e trazendo o seu sonho “para a terra”. É o início da criação da sua realidade e da vida que você deseja ter.

O que é um objetivo?

Roda dos sonhos

Quer conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos? Participe dessa experiência e se torne uma pessoa mais produtiva e consciente.

Clique aqui para conhecer mais sobre esse projeto.

”Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” Miguel de Cervantes

Você tem medo de realizar os seus sonhos?
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Você tem medo de realizar os seus sonhos?

Sonhar pode ser delicioso, mas transformar os sonhos em realidade envolve um processo muitas vezes lento e delicado, que para ser sustentável precisa ser feito de uma forma consciente, com planejamento e organização.

Quando você faz um planejamento para trazer o seu sonho para “a terra”, iniciando pela definição de um objetivo específico, pode acabar se surpreendendo e ficando com medo dele. Ter a consciência das etapas, ações e investimento (de tempo, dinheiro e energia) necessários pode assustar e levar a um ciclo inconsciente de auto sabotagem e frustrações onde o principal responsável pela não realização do seu sonho acaba sendo você mesmo.

O que é preciso levar “na bagagem” para sair da zona de conforto e não querer voltar para trás no meio do caminho?

Autoconhecimento – comece pelo seu centro

Autoconhecimento – comece pelo seu centro

O autoconhecimento é muito importante para ter mais autocontrole e lidar melhor com as emoções e sentimentos, conquistando mais qualidade de vida, realização pessoal e profissional. Com mais ações preventivas do que corretivas perde-se menos tempo correndo atrás dos problemas, “apagando incêndios”, resolvendo crises e reagindo aos acontecimentos. Ganha-se maior controle da situação, e a possibilidade de ajustar com muito mais facilidade as rotas do caminho.

Se conhecer melhor diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a sensação de controle, autoestima e autoconfiança. A pessoa se sente mais fortalecida, preparada, motivada e organizada para definir e executar os planos de ação, mais segura para ajudar as outras pessoas: familiares, amigos e clientes.

As instruções para procedimentos de emergência nos aviões são claras: primeiro coloque a máscara de oxigênio em você e depois nas crianças e pessoas que precisarem de ajuda. Se você não estiver bem consigo mesmo, como poderá apoiar os outros? Se você não se conhecer, não se entender, não tiver a clareza de seus anseios mais profundos, dúvidas, medos, sentimentos, propósito, como você vai poder conhecer melhor os outros, se relacionar com eles e ajudá-los?

Aprendendo a respeitar o seu tempo
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Aprendendo a respeitar o seu tempo

Você já ouviu falar que ansiedade é o mal do século? 

Muitas pessoas ficam ansiosas por verem o tempo escapar de suas mãos com uma velocidade que surpreende a cada dia. Quando menos percebemos, o natal já chegou de novo!!! 

Alguns ficam ansiosos porque precisam de respostas rápidas e imediatas para tudo. 

Funcionários de empresas ficam ansiosos por terem prazos praticamente impossíveis de serem alcançados, metas e objetivos ousados e pressão por resultados. 

Empreendedores ficam ansiosos porque querem um retorno o mais rápido possível do tempo e dinheiro investido na implementação de suas ideias e projetos. 

Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra tem origem no latim anxietas, que significa “angústia”, “ansiedade”, de anxius = “perturbado”, “pouco à vontade”, de anguere = “apertar”, “sufocar”.

Aprender a respeitar o tempo é uma das formas de controlar a ansiedade.