Aprendendo a desenvolver um Mindset de Crescimento

Aprendendo a desenvolver um Mindset de Crescimento

Carol Dweck era uma jovem pesquisadora obcecada pela ideia de compreender como as pessoas lidavam com fracassos. Com o desafio de entender o tipo de mindset capaz de transformar o fracasso em um dom, ela começou a observar e analisar crianças e estudantes resolvendo problemas difíceis, utilizando quebra-cabeças. Enquanto algumas crianças preferiam alternativas mais seguras, evitavam errar e se entusiasmavam com o que era fácil, outras adoravam desafios, buscando novas soluções e ansiando por problemas cada vez mais difíceis.

Carol classificou esses tipos de comportamento em dois padrões: “Mindset fixo” e “Mindset de crescimento”.

Mindset Fixo

Uma pessoa com um Mindset fixo tem o único objetivo de provar a si mesma, na sala de aula, em suas carreiras e em seus relacionamentos. Cada situação passa por uma avaliação, na maioria das vezes inconsciente, e exige uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter. Esta pessoa está sempre se perguntando, se julgando, se cobrando, fazendo perguntas do tipo:

  • Vou ter sucesso ou fracassar?
  • Vou fazer papel de tolo ou me mostrarei inteligente?
  • Vou ser aceito ou rejeitado?
  • Vou me sentir vencedor ou derrotado?

É como se fosse as cartas de baralho de um jogo de poker. Você recebe algumas cartas com as quais tem de viver, sempre tentando convencer a si mesmo e aos demais que tem um royal flush nas mãos, quando no íntimo teme ter somente um par de dez.

O mindset fixo limita as realizações. Enche a mente das pessoas com pensamentos perturbadores, torna desagradável o esforço e leva a estratégias de aprendizado inferiores. Mais do que isso, transforma as outras pessoas em juízes, em vez de aliados.

Mindset de Crescimento

Uma pessoa com Mindset de crescimento anseia por desafios, escolhe sempre o novo, o mais difícil, vai além dos seus limites. Sente atração pelas dificuldades, e muitas vezes chega a afirmar que “se for fácil não tem graça”. Aproveita as oportunidades, prioriza o aprendizado e encara os seus erros como uma forma de aperfeiçoamento contínuo, buscando sempre a melhoria contínua.

Fazendo a comparação com as cartas de baralho do jogo de poker, as cartas recebidas são o ponto de partida para o desenvolvimento pessoal e tem como base a crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços.

O mindset de crescimento permite efetivamente que as pessoas gostem do que fazem, e continuem a gostar mesmo diante de dificuldades.

“A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida”

É possível modificar um mindset?

Todos nós temos elementos de ambos os tipos de mindset, podendo ter mindsets diferentes em cada área de nossas vidas, como trabalho, estudo, família, dinheiro. Os mindsets são uma parte importante de sua personalidade, mas é possível modificá-los. E o primeiro passo é tomar conhecimento da existência dos dois mindsets, identificando como eles se manifestam nas diferentes áreas da sua vida.

Confira abaixo algumas diferenças dos dois tipos de mindset

E como você pode fazer desenvolver um mindset de crescimento?

1) Abrace seu mindset fixo.

Comece aceitando o fato de que todos nós temos um pouco de mindset fixo. Somos uma mistura de mindset fixo e de crescimento e precisamos reconhecer isso. Aceitar não é uma vergonha. O fato de ter a consciência do mindset fixo te ajuda a não ter tantos problemas para lidar quando ele se manifestar.

2) Descubra o que desencadeia o mindset fixo em você, os “gatilhos mentais”.

Isso pode acontecer quando você pensa em assumir um novo e grande desafio, uma crença limitante, autocobrança excessiva, perfeccionismo, falta de habilidade ou competência para lidar com uma certa situação, medo, estar sob pressão, preguiça, recebeu uma crítica, conheceu alguém que é muito melhor do que você, teve um desentendimento.

Quando você começar a prestar mais atenção e entender seus gatilhos mentais, não faça julgamentos, basta observar.

3) Dê um nome a sua “persona” com mindset fixo.

Imagine que essa persona é uma pessoa que não é você e encontre um nome diferente para ela. Pode ser alguém em sua vida, um personagem de livro ou filme, apelido. Talvez você possa dar um nome de que não goste, para te lembrar que ela não é a pessoa que você quer ser.

4) Eduque a sua “persona”.

Quando perceber que a sua “persona” está aparecendo, não a reprime ou expulse. Apenas deixe-a se pronunciar. Lembre-se que sua persona de mindset fixo nasceu para protegê-la e mantê-la em segurança, mas acaba te limitando.

Preste atenção no que acontece quando a sua persona aparece.

  • O que ela te faz pensar, sentir e fazer?
  • Como ela afeta as pessoas que estão ao seu redor?

Quanto mais atenta e consciente você estiver mais fácil vai ser lidar com as situações e ajustar os seus comportamentos.

Quando você adota um tipo de mindset, ingressa em um novo mundo:

– O mundo das características fixas, onde você precisa de afirmação e o sucesso consiste em provar que você é inteligente ou talentoso.

– O mundo das qualidades mutáveis, onde você precisa enfrentar desafios e o sucesso consiste em desenvolver-se, ter mais conhecimento, sempre aprender algo novo.

Você tem escolha. Os mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas que estão na sua mente. E você pode mudar sua mente.

E você? O que você vai escolher para o seu futuro?

DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.