Você está confortável na sua zona de (des)conforto?
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Você está confortável na sua zona de (des)conforto?

Você conhece alguma pessoa que vive reclamando no seu ouvido que as coisas estão ruins, que a situação econômica é desfavorável, que as outras pessoas estão sempre erradas… e não faz nada para mudar?

E você, está passando por uma situação desconfortável que está prejudicando a sua saúde e atrapalhando os seus resultados? Está adiando tomar decisões importantes que vão mudar a sua vida para melhor? Está usando o ouvido das outras pessoas para reclamar sobre os seus problemas?

Assim como a zona de conforto pode ser confortável, a zona de desconforto também pode ser confortável.

O ser humano se adapta com facilidade às situações, e muitas vezes acaba se acostumando com situações que trazem sofrimento e sensações ruins. Você conhece alguma pessoa que ficou durante anos trabalhando em uma mesma empresa e área, insatisfeito, reclamando diariamente, muitas vezes tomando remédios, e não fazia nada para mudar ou sentia que não conseguia mudar, como se estivesse paralisada? Ou então uma pessoa extremamente insatisfeita com o seu peso atual continuando a manter hábitos não saudáveis que somente prejudicavam a sua saúde?

Como é possível mudar essa situação e sair da zona de (des)conforto?

Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Aprendendo a desenvolver um Mindset de Crescimento

Aprendendo a desenvolver um Mindset de Crescimento

Carol Dweck era uma jovem pesquisadora obcecada pela ideia de compreender como as pessoas lidavam com fracassos. Com o desafio de entender o tipo de mindset capaz de transformar o fracasso em um dom, ela começou a observar e analisar crianças e estudantes resolvendo problemas difíceis, utilizando quebra-cabeças. Enquanto algumas crianças preferiam alternativas mais seguras, evitavam errar e se entusiasmavam com o que era fácil, outras adoravam desafios, buscando novas soluções e ansiando por problemas cada vez mais difíceis.

Carol classificou esses tipos de comportamento em dois padrões: “Mindset fixo” e “Mindset de crescimento”.

Mindset Fixo

Uma pessoa com um Mindset fixo tem o único objetivo de provar a si mesma, na sala de aula, em suas carreiras e em seus relacionamentos. Cada situação passa por uma avaliação, na maioria das vezes inconsciente, e exige uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter. Esta pessoa está sempre se perguntando, se julgando, se cobrando, fazendo perguntas do tipo: