Sonho, desejo, objetivo, estratégia ou meta?

Sonho, desejo, objetivo, estratégia ou meta?

Qual é a diferença entre sonho, objetivo, estratégia e meta?

Se você for pesquisar um pouco mais sobre esses conceitos na internet pode ficar um pouco confuso. Cada autor tem uma interpretação própria em relação a esses termos, com conceitos diferentes.

Vou usar um exemplo prático e simples para explicar qual é o meu entendimento e que termos eu utilizo nos meus planejamentos estratégicos e operacionais, tanto para a gestão da minha vida pessoal quanto da minha empresa.

Imagine que várias pessoas querem viajar para a cidade de Adelaide, na Austrália.

Para uma pessoa, essa viagem pode ser um sonho. Ela ainda não fez cálculos, tem somente uma ideia de data ou talvez nem isso. Ela sente que essa viagem é muito importante na vida dela, lá no fundo do coração ela sente que precisa realizar esse sonho.

Para outra pessoa, viajar para a Austrália pode ser simplesmente um desejo. Ela pode pensar assim: “Viajar é legal. Minha cunhada foi e gostou. Então quando eu tiver dinheiro sobrando eu também quero ir.”

Para uma terceira pessoa, essa viagem pode ser um objetivo. Ela já fez contas, descobriu quanto custa para fazer a viagem, definiu uma data e um limite de dinheiro para gastar e o objetivo está claro, definido e escrito: “Eu vou viajar para Adelaide na Austrália até dez/2021 com a minha família e a viagem vai custar no máximo R$ 20.000,00.”

Outra pessoa pode usar a viagem como uma estratégia para alcançar um sonho. O sonho dela é participar do “Adelaide Marathon Festval”, por exemplo. Nesse caso, a viagem é uma das estratégias necessárias pra ela conseguir correr a maratona. (isso me faz pensar que ainda não inventaram uma maratona virtual ?).

Para outra pessoa, viajar para Adelaide pode ser simplesmente uma meta. Ela resolveu tirar férias, colocar uma mochila nas costas e quer conhecer no mínimo 15 cidades da Austrália em 1 mês. E Adelaide é uma dessas cidades.

De uma forma resumida:

Sonho: Viajar para Adelaide (conhecer a cidade de Adelaide é muito importante na minha vida)

Desejo: Conhecer Adelaide (passear na cidade de Adelaide deve ser legal, um dia eu vou)

Objetivo: Eu vou viajar para Adelaide até dez/2021 com a minha família e a viagem vai custar no máximo R$ 20.000,00

Estratégia: Quero correr a maratona de Adelaide na Austrália, então preciso me preparar fisicamente, ter uma alimentação saudável e providenciar a viagem

Meta: Quero conhecer 15 cidades da Austrália nas minhas férias, e Adelaide é uma delas

Entender esses conceitos é importante para você ter uma maior clareza do que você conquistar na sua vida.

Mais importante do nome ou termo que você vai escolher para usar é ter um motivo, um sentido, algo que você valorize e que queira conquistar de verdade, para poder se planejar, organizar e transformar os seus sonhos em realidade.   

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.” Augusto Cury

Imagem de DarkWorkX por Pixabay