Como definir objetivos

Como definir objetivos

A melhor forma para transformar os seus sonhos em realidade é definir um objetivo claro e específico.

Quando você define um objetivo está “colocando os seus pés no chão” e trazendo o seu sonho “para a terra”. É o início da criação da sua realidade e da vida que você deseja ter.

O que é um objetivo?

É algo que você deseja conscientemente alcançar e, que, por isso, vai dirigir o seu comportamento, as suas atitudes, as suas decisões.

Conhece aquela clássica frase do filme Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve?”

Se você não tem um objetivo e um plano, existe uma grande chance de você não chegar em lugar nenhum!

“O objetivo é um sonho com um prazo.” Napoleon Hill

Por que você quer conquistar esse objetivo?

Em seu livro “Start with why”, traduzido para o português como “Porque”, Simon Sinek apresenta a importância de termos a consciência de “porque fazemos o que fazemos”.

A definição do seu objetivo deve fazer sentido na sua vida. É uma forma de você criar uma conexão com os seus sonhos, com o universo e também com as pessoas que vão estar ao seu lado durante a caminhada até ele ser conquistado.

Quanto mais específico for o seu objetivo melhor

Uma prática muito comum que a maioria das pessoas tem é escrever a famosa “lista de resoluções de ano novo.”

Alguns exemplos clássicos: este ano eu vou “comer comida mais saudável”, “melhorar a forma física”, “emagrecer”, “fazer academia”.

As pesquisas mostram que 92% das resoluções de ano novo falham. E um dos motivos é que elas simplesmente ficam “genéricas” demais.

Eu não vou entrar em detalhes aqui de todas as técnicas e possibilidades pra definir objetivos, são muitas opções, mas vou te passar uma fórmula bem básica e simples.

A descrição do seu objetivo tem que deixar claro o que deve ser feito, qual é a data limite e o que você vai medir.

É uma equação simples: De X para Y até dia/mês/ano

Usando um exemplo básico de emagrecimento: Vou emagrecer de 73 Kg para 67 Kg até o dia X/mês X/ano Y

Se você tiver um objetivo intangível e difícil de definir de forma numérica, como “eu quero ter uma vida saudável”, experimente se perguntar: “o que precisa acontecer para eu saber que conquistei o objetivo?” ou “o que precisa acontecer para eu sentir que tenho uma vida saudável?”

Se o seu objetivo for ser uma pessoa mais organizada pra ter sucesso profissional, pergunte-se: “o que precisa acontecer pra eu saber que sou uma pessoa organizada e bem-sucedida profissionalmente?”

Defina prazos

Nessa fórmula básica você precisa ter uma noção de tempo para a realização do objetivo se você realmente quiser que eles se realizem. Caso contrário, o seu “um dia” pode virar “nunca”.

Você pode usar o conceito de curto, médio e longo prazo. Mas daí tem que estar muito claro o que é curto, médio ou longo prazo. Curto prazo pode ser 1 mês, um ano, depende muito da pessoa.

O que eu acho mais interessante é ter uma meta com data limite o mais específica possível, com dia, mês e ano.

Lembre que é melhor definir uma data que possa ser redefinida depois do que não ter nenhuma.

Escreva e compartilhe o seu objetivo

Uma pesquisa da Dra. Gail Matthews (Dominican University) revelou que as pessoas que escrevem seus objetivos têm 39% mais chance de obter sucesso. E que as pessoas que escrevem seus objetivos e enviam relatórios periódicos para amigos/coach/superiores tem 76% mais chance de realizá-los.

Quando você está escrevendo o seu objetivo está colocando a sua intenção no papel, dizendo pro universo que é aquilo que você quer. E esse é o primeiro passo pra você criar a sua realidade.

Se você tem um valor muito forte de responsabilidade e comprometimento, quando você cria esse compromisso com outras pessoas a chance de você conseguir realizar aumenta mais ainda.

Escreva AGORA no papel o seu objetivo específico e crie a conexão com o universo para a realização dos seus sonhos!

Objetivos bem definidos são uma alavanca para que você aproveite ao máximo seu potencial, suas forças e suas habilidades.