Como transformar sonhos em realidade?

Como transformar sonhos em realidade?

Você fez a sua lista de resoluções de ano novo? Se não fez a lista, tem algum sonho que deseja realizar?

As pesquisas mostram que 92% das resoluções de ano novo falham. Um dos motivos é que elas simplesmente ficam genéricas.

Confira abaixo as resoluções de ano novo mais populares.

  • Consumir menos bebidas alcoólicas
  • Comer comida mais saudável
  • Receber uma educação melhor
  • Arranjar um emprego melhor
  • Melhorar a forma física
  • Perder peso
  • Saldar as dívidas
  • Poupar dinheiro
  • Parar de fumar
  • Viajar

Você tem alguma parecida ou igual a essas na sua lista? O que você pode fazer para que elas se tornem realidade?

Transforme seus sonhos em objetivos

Imagine que você vai fazer uma viagem de carro. Você não começa a dirigir e espera chegar em algum lugar qualquer. Na maioria das vezes você escolhe um destino e mapeia a rota para chegar até lá. Assim deve ser com os seus objetivos pessoais e profissionais.

A descrição do seu objetivo deve deixar claro o que deve ser feito, qual é a data limite e o que você vai medir para saber que está no caminho certo. Quanto mais específico e quantificável for o objetivo, melhor.

Existe uma fórmula básica e muito útil: De X para Y até dia/mês/ano

Veja um exemplo: Vou emagrecer de 73 para 67 Kg até o dia/mês/ano

Se o seu objetivo for algo mais intangível e difícil de definir de forma numérica experimente perguntar: “o que precisa ter acontecido para eu saber que conquistei o meu objetivo?”

Defina prazos

Você precisa definir uma noção de tempo para a realização dos seus sonhos se você realmente quiser que eles se realizem. Caso contrário, o seu “um dia” pode virar “nunca”.

Vamos utilizar um exemplo esportivo: você conhece alguém que tem o sonho de correr uma maratona?

Imagine que você pede para uma pessoa te contar mais sobre esse sonho e ela fala que quer correr uma maratona mas não sabe quando, nem onde, nem quanto tempo de prova ela faria. Como ela vai se preparar para essa prova se nem sabe quando é?

Agora imagine que você faz a mesma pergunta para outra pessoa e ela te fala assim: “meu sonho é correr a maratona da Disney no dia 09 de janeiro de 2021, e eu quero fazer a prova em um tempo máximo de 4 horas e meia.”

Percebeu a diferença? No segundo caso a pessoa vai ter tempo mais do que suficiente para se planejar e organizar uma estratégia para realizar seu sonho, ao passo que no primeiro caso a pessoa corre um grande risco de ficar sonhando o resto da vida sem realizar nada.

Você pode definir um prazo de duas formas simples.

Curto, médio e longo prazo

Para uma pessoa curto prazo pode ser de 1 a 3 meses, médio prazo de 3 a 6 meses e longo prazo de 6 a 12 meses. Para outra pessoa curto prazo pode ser de 1 a 2 anos, médio prazo 2 a 5 anos e longo prazo de 5 a 10 anos. Faça a adaptação que for melhor para a sua vida, mas tenha um prazo definido.

Data limite

Defina um dia, mês e ano limite para que aquele sonho se realize. É melhor definir uma data que possa ser redefinida do que não ter nenhuma.

“Realizar sonhos exige muito planejamento, disciplina, garra e dedicação. A jornada pode ser difícil, mas a sensação de ter um sonho realizado é única e inesquecível.”