Conectando Produtividade e Diamantes

Conectando Produtividade e Diamantes

Todos nós somos diamantes em constante processo de lapidação.

Quando você percebe que cada dia é uma nova oportunidade, um novo Restart e consegue desligar o modo “piloto automático” da sua vida, começa a tomar decisões e atitudes de forma consciente e aumentar a sua produtividade. Dessa forma, vai lapidar o seu diamante, se fortalecer como pessoa e irradiar luz para as pessoas ao seu redor, para o mundo.

O processo de lapidação do seu diamante começa pelo planejamento: descobrir o seu propósito e missão de vida, identificar sonhos e desejos, analisar a sua situação atual (pessoal e profissional), definir objetivos, estratégias e metas, alinhar expectativas.

Produtividade não é conquistada com um simples “passe de mágica”, mas sim pela conexão de pequenas ações e comportamentos ao longo do seu dia, semana, mês e ano.

Os Workshops de Produtividade tem como objetivo praticar técnicas e ferramentas simples e úteis que vão te ajudar a (re)descobrir a sua essência e lapidar o seu diamante, para que você tenha resultados sustentáveis.

Você quer:

Livro Empreendedoras Produtivas – Programa Restartme

Este livro é uma coletânea dos Workbooks utilizados no Programa Restartme, feito para mulheres que querem empreender, mudar seu mindset, se desafiar, estar no controle das suas agendas, do seu tempo, do seu destino!

Representa para mim não só a realização de um sonho, mas principalmente um dos caminhos que encontrei para compartilhar meu conhecimento, experiências e aprendizados da vida empreendedora.

É um livro não só para ler, mas principalmente para praticar. As mais de 60 atividades são um convite para você refletir, fazer diferente, (re)descobrir a sua essência, criar uma versão melhor de si mesma e ser uma pessoa mais produtiva.

Se você…

  • sente que sua vida está bagunçada e que está perdendo tempo e dinheiro
  • quer iniciar um novo projeto ou negócio e não sabe por onde começar
  • quer ter um empreendimento, e um futuro, com menos estresse, mais qualidade de vida e melhores resultados
  • precisa de planejamento e organização para ganhar agilidade e ter melhores resultados
  • precisa equilibrar a vida pessoal e profissional, encontrar tempo para cuidar da família e também de si mesma

… então está na hora de fazer um Restart!

Todo dia é tempo para começar, para recomeçar, para fazer o seu Restart!

Planejando seu Desenvolvimento Pessoal
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Planejando seu Desenvolvimento Pessoal

Você já teve a sensação de perder tempo (e dinheiro) com aquele curso on-line que você comprou por impulso, acessou uma ou duas vezes e depois esqueceu que ele existia?

E aquele livro maravilhoso que você tanto queria ler e acabou ficando escondido no fundo da gaveta ou em algum lugar secreto da casa que você não lembra qual é?

Um dos hábitos que aumentam a produtividade é o de planejar o seu desenvolvimento pessoal, que muitas empresas chamam de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Eu sempre faço o meu plano, pelo menos duas vezes por ano. Amo estudar e  adoro uma sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Como também adoro planejar, fazer a conexão do meu tempo com as habilidades que preciso desenvolver é uma atividade apaixonante e prazerosa.

Quer saber como você pode fazer? Deixa eu te contar:

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Você já teve iniciativas e ideias maravilhosas que acabaram não sendo implementadas?

O excesso de atividades diárias do mundo digital pode consumir todo o tempo e energia que você precisa investir para executar as suas estratégias e atingir os seus objetivos.

Sempre haverá mais boas ideias do que sua capacidade de executá-las

Neste livro, a equipe de pesquisadores da Franklin Covey apresenta a sua metodologia desenvolvida para atingir as metas mais importantes da vida executiva, e que também podem ser aplicadas na vida pessoal.

Qual é a fórmula que essa metodologia apresenta?

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Os seus processos principais, na vida pessoal e profissional, estão definidos e organizados?

Ter a consciência das suas atividades, papéis e responsabilidades, aumenta as chances de ser mais ágil e ter melhores resultados, entregando produtos e serviços com qualidade e no prazo, surpreendendo e encantando seus clientes. Além disso, proporciona mais segurança e contribui para diminuir o estresse e ansiedade.

Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. É uma palavra relacionada com percurso, e significa “avançar” ou “caminhar para a frente”.

A tarefa de organizar processos pode não ser fácil e rápida, mas pode alavancar de forma considerável a sua produtividade.

A minha experiência com mapeamento de processos de negócio mostra que muitas vezes existe a intenção de mapear todos os processos, procedimentos, interfaces, incluindo todas as exceções possíveis e imaginárias. Muitas vezes o esforço para fazer com que isso aconteça se mostra uma grande perda de tempo.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

É preciso ter em mente que o processo que você mapeou hoje (talvez de forma bem detalhada) poderá estar desatualizado amanhã. Só que não ter nenhum processo organizado também pode ser prejudicial, aumentando os riscos de precisar refazer atividades, entregar um produto com uma qualidade menor do que a esperada, deixar um cliente insatisfeito, ter problemas de comunicação e relacionamento, perder tempo e dinheiro.

E agora, o que fazer?

Mude seu mindset para encontrar “tempo livre”

Mude seu mindset para encontrar “tempo livre”

O que você faria se tivesse mais tempo livre na sua agenda?

Se você tem dificuldades em gerenciar o seu tempo, confira aqui algumas dicas úteis e simples para você encontrar o tempo livre que tanto procura.

Acredite que você tem tempo

O primeiro passo para ter tempo livre é deixar de lado aquela clássica afirmação de “eu não tenho tempo.” Se você ficar repetindo isso para si mesmo e para as outras pessoas, as chances de você realmente ficar com a sensação de que não tempo para nada vai ser muito alta.

Pense que o seu dia é uma conta bancária. A cada dia você recebe 24 horas para usar como bem entender. No fim do dia essa conta é zerada e você recebe mais 24 horas, como se fosse um presente. Depende somente de você decidir como vai utilizar esse presente, as horas que ganhou. Você pode usar o seu tempo de uma forma produtiva ou jogar ele pela janela e ficar com a sensação de que não tem tempo.

Defina com antecedência o que vai fazer com o tempo livre

Você precisa ter muita clareza e segurança de saber o que quer fazer com o seu tempo livre. Pois, uma vez que você encontre mais tempo livre, e com certeza irá, se não souber onde e como vai utilizá-lo, as outras pessoas podem devorar o seu tempo livre como dinossauros famintos.

Em maio de 2016 eu participei de uma enquete sobre esse tema nas redes sociais, feita pelo Christian Barbosa, e fiz questão de conferir e analisar 366 das respostas dos participantes.

O que as pessoas fariam com seus tempos livres?

Procurando a “luz no fim do túnel”

Procurando a “luz no fim do túnel”

Se você é empreendedora já deve ter acontecido de você ter se sentido em alguns momentos no escuro, sozinha, perdida, muitas vezes sem dinheiro e sem tempo, precisando de ajuda e de orientação. Querendo encontrar uma “luz no fim do túnel.”

Lembro de uma vez quando eu estava hospedada a trabalho em um hotel em Londrina, e meu quarto ficava no penúltimo andar do prédio. No último andar tinha uma piscina pequena com umas cadeiras e mesas, um ambiente bem gostoso. Eu tinha chegado do trabalho mas ainda tinha muita coisa pra fazer. Então eu decidi trabalhar mais um pouco nas mesas perto da piscina. Peguei o meu notebook, cadernos, lápis, garrafinha de água e mais um monte de coisas e resolvi subir pela escada, pois era somente um lance de andar.

Logo que eu entrei naquelas portas “corta-fogo” e comecei a subir, a luz apagou. Ficou tudo realmente muito escuro, eu não enxergava absolutamente nada. E onde estava o interruptor? É claro que eu não encontrava. A minha primeira sensação foi de pânico. Eu estava no meio da escada com degraus pra todo lado e eu tinha medo de cair. Fiquei na dúvida se eu voltava ou ia em frente. Me lembro como se fosse hoje da sensação ruim, de estar sozinha, sem saber pra que lado ir, e principalmente, no escuro total. As opções gritar e chorar foram consideradas, mas descartadas rapidamente. Imaginei que seu eu gritasse ninguém ia me ouvir. Sentar no chão e ficar chorando também não ia resolver, embora pudesse ajudar a extravasar e eliminar um pouco a angústia que eu estava sentindo. Eu também não queria derrubar o meu notebook e estava praticamente sem mãos livres. (no melhor estilo mãe de duas meninas, sempre com as mãos ocupadas).

Como eu saí dessa situação?