Fazendo as pazes com o seu tempo

Fazendo as pazes com o seu tempo

Ano novo, vida nova!!! Quem nunca iniciou um ano querendo começar tudo do zero, deixando pra trás todos os problemas e dificuldades, esquecendo os erros do passado e guardando somente as boas lembranças?

Começamos cada novo ano acreditando que tudo vai ser diferente, querendo e desejando para as pessoas que amamos um lindo ano novo, com felicidade, sucesso, amor, dinheiro, amizades, alegria, paz, esperança, prosperidade, realizações, sabedoria, luz, beleza, saúde e tudo de melhor que a vida pode oferecer.

Mas como fazer com que todos esses desejos se tornem realidade? Como fazer com que as resoluções de ano novo não sejam apenas vontades ou ideias e sim realizações de sonhos? Como colocar tudo isso em prática em um mundo tão acelerado e dinâmico? Como manter a saúde diante de dificuldades financeiras, problemas de relacionamento, crises econômicas e bombardeio de informações que chegam de todos os lugares e em todos os momentos de nossas vidas?

Não vou apresentar aqui nenhuma fórmula mágica nem as técnicas dos três, cinco, sete ou mais passos para você fazer ficar de bem com o seu tempo. A minha intenção ao escrever essas palavras é fazer um convite para uma reflexão mais profunda, para que você traga para a sua consciência os motivos de você estar ansioso, estressado, sempre com pressa, com aquela sensação constante de estar correndo contra o tempo ou atrás dele.

Pegue uma folha de papel ou o bloco de notas do seu celular e responda com sinceridade as perguntas abaixo:

  • Que sonhos você quer realizar na sua vida?
  • Você tem objetivos e metas claros e bem definidos?
  • Você prioriza no seu dia-a-dia as atividades que te aproximam dos seus objetivos, ou fica “apagando incêndios” e resolvendo problemas o dia todo?
  • Você já fez as contas para saber que tudo o que quer fazer cabe na sua agenda, nas 24 horas do seu dia?
  • Você geralmente coloca “atividades de menos” ou “atividades de mais” na sua agenda?

E agora uma última pergunta pra você responder lá do fundo do seu coração:

  • Você sente que faz o que ama na sua vida e no seu trabalho? Atividades que te fazem acordar feliz, te proporcionando prazer e felicidade, o desejo de curtir cada segundo do seu tempo e do seu dia?

Encontrar as respostas para as perguntas acima pode significar investimento em autoconhecimento, auto-observação e muita paciência.

Cada pessoa tem o seu ritmo, de acordo com as experiências, conhecimento e habilidades. Você pode querer andar, correr ou voar. Só depende de você ajustar o seu ritmo conforme a sua pressa em obter os resultados que deseja.

Só depende de você definir objetivos e metas, alinhados com o seu propósito e missão de vida, para utilizar o seu tempo da melhor forma possível, fazendo as pazes com ele.

Quando você (re)encontra seus sonhos e objetivos, define a sua agenda ideal e ajusta o seu ritmo consegue fazer tudo com muito mais tranquilidade e amor, vivendo cada momento como se fosse um presente, transformando cada segundo do seu dia em lembranças inesquecíveis.

“Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)

Imagem de Philip Wels por Pixabay