Encontrando a sua agenda ideal

Encontrando a sua agenda ideal

Você já viu aquele programa de TV, “o vestido ideal”, que as noivas vão procurar o seu vestido de casamento? Elas experimentam vários vestidos até encontrar aquele vestido dos sonhos que ela pode chamar de seu.

Uma das ferramentas que eu uso nos encontros de Coaching com as minhas clientes empreendedoras é a da “Agenda ideal”.  Confesso que é uma das minhas ferramentas preferidas. É um desafio bem interessante conseguir encaixar tantos sonhos, desejos, ideias e atividades nas 24 horas do dia.

Como funciona?

1. Escreva a sua agenda ideal

Pegue um modelo de agenda semanal com os principais momentos do dia (manhã, tarde e noite) e escreva as atividades pessoais e profissionais que gostaria de ter na sua agenda. Pense nas áreas da sua vida. Quais atividades você quer incluir na sua agenda ideal: momentos de lazer, desenvolvimento pessoal, momentos que te fazem feliz (com a família, com amigos, com você mesma), experiências, atividades que te levem a atingir seus objetivos e metas?

#dicadacoach: No meu modelo de planilha da agenda ideal eu sempre deixo um espaço reservado para as principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Isso é para você se lembrar que é importante ter um momento para você se alimentar e recarregar as energias, e assim, ter fôlego para dar conta de todas as atividades do seu dia tão corrido. Ficar com fome só vai contribuir para que você perca o foco e produtividade, pois, mesmo sem perceber, você pode acabar demorando muito mais tempo para realizar uma atividade.

2. Analise a sua proposta de agenda ideal

Quando você utiliza o modelo semanal, ao invés do diário, tem uma visão mais ampla, e consegue perceber melhor como quer utilizar o seu tempo. Quando você faz esse exercício e analisa as atividades que escreveu está criando um “momento para pensar.”

Pergunte-se:

  • Realmente tudo o que eu quero fazer cabe na minha semana, no meu dia?
  • Eu coloquei atividades “de menos” ou atividades “demais”?

Não existe certo ou errado. Tudo depende dos objetivos e metas que você quer atingir e, principalmente, dos prazos que você estimou.

Tenho uma cliente que em um dos Workshops encheu a agenda dela de compromissos. Não sobrou espaço para nenhuma atividade de lazer ou de descanso, nenhum tempinho para cuidar dela mesma. Quando eu perguntei pra ela: “é isso que você realmente quer na sua vida, é essa realmente a sua agenda ideal?” ela olhou bem nos meus olhos e falou que não. Na verdade tudo o que ela queria era o oposto daquilo. Ela estava tão acostumada com uma agenda super lotada sem tempo pra nada que tinha criado um modelo mental de que aquela era a sua agenda ideal. Como ela já estava com mais de 50 anos e tinha trabalhado muito a vida inteira (muito mesmo) na verdade o que ela queria era um pouco mais de paz, sossego, tranquilidade, poder curtir a vida com mais calma e não continuar fazendo as coisas de uma forma tão atropelada e corrida.

3. Experimente “viver a sua agenda ideal”.

Depois de analisar e fazer os ajustes necessários, se permita viver uma semana ideal. Tire uma semana para experimentar a agenda que você escreveu.  

Será que é isso mesmo que você quer? Você só vai conseguir saber se é realmente isso que você quer ter na sua vida se tentar colocar em prática e perceber os seus sentimentos e emoções.

Por exemplo: existem algumas pessoas que são mais agitadas, já nasceram assim. Definir uma agenda ideal com muitos momentos livres e sem fazer nada podem transformar os seus dias em tédio e desmotivação. Por outro lado, se você é uma pessoa mais calma precisa ter mais espaços para respirar, meditar, executar as atividades com um tempo maior.

Cada caso é um caso e você precisa encontrar o que é melhor para você, a sua agenda ideal.  

“A sua agenda deve refletir quem você realmente é o que você deseja para a sua vida.”

No programa “vestido ideal”, as noivas geralmente levam mais pessoas para ajudar na escolha: mãe, amigas, irmãs, a sogra, avó, etc. Para fazer a sua agenda ideal é interessante você ter o apoio de uma pessoa externa. Quando você explica as suas atividades e planos para outra pessoa você para pra pensar, além de estar aberta a receber sugestões e ter outros pontos de vista. Se precisar de ajuda para encontrar a sua agenda ideal, entre em contato comigo. #vamosjuntas