Evento: Gestão do Tempo e Produtividade para empreendedoras

Evento: Gestão do Tempo e Produtividade para empreendedoras

No dia 27 de junho tive a oportunidade de palestrar para um grupo de mulheres, a convite da Cia Empreendedora.

É interessante observar o crescente interesse das mulheres em empreender. Os motivos são diversos: ter uma renda extra, ficar mais tempo perto dos filhos, ter autonomia e independência, vocação ou necessidade. Mas junto com o desejo de empreender vem a vontade de se sentir  no controle da situação, vem a pressão para “dar conta de todas as atividades”, “ter tempo pra resolver todos os problemas (seus e dos outros)”, “ser multitarefa”. E essa pressão muitas vezes é autoimposta, é inconsciente, tendo origem em uma cultura muito forte onde a mulher se sente na obrigação de cuidar, de contribuir, de arrumar, de resolver.

A vida de uma empreendedora não é só glamour e felicidade. É preciso muita disciplina, foco, garra, planejamento e organização para que você transforme a sua vida, e o seu empreendimento, em algo não somente prazeroso mas também rentável. E o que fazer para conciliar tantas atividades da vida pessoal e profissional, fazer mais e melhor em menos tempo?

Tenha um propósito muito claro

Mais importante do que sonhar é saber o porquê, o motivo, o sentido. Isso vai te trazer motivação para superar as dificuldades ao longo do caminho.

Defina objetivos

Saiba quais são os resultados que você pretende atingir. Assim, vai poder tomar decisões mais assertivas e ajustar o seu comportamento para executar as ações que te levem de encontro aos seus objetivos.

Conecte-se com outras empreendedoras

Comprometa-se com as colegas, colabore, compartilhe metas e resultados.

Pessoas que escrevem seus objetivos e enviam relatórios periódicos para amigos tem 76,7% mais chance de alcançá-los.
Fonte: Gary Keller, a Única coisa (Dra. Gail Matthews – Dominican University)

 Saiba onde você está “investindo” o seu tão precioso tempo

Analise como é um dia típico na sua agenda: quantas horas você dorme, trabalha, estuda, faz refeições? Conhecer como você está usando o seu tempo é o primeiro passo para você perceber como pode ser mais produtiva.

Organize sua agenda

Evite tentar incluir na sua agenda todas as solicitações e demandas. Quando surgir uma nova atividade, pergunte-se:

  • sou eu que preciso fazer isso?
  • isso é prioridade?
  • isso é realmente urgente?
  • o que vai acontecer se eu não fizer?
  • por que eu preciso fazer isso?

 

Classifique as suas atividades em importância e urgência, delegando as que não forem importantes.

Coloque na sua agenda primeiro as atividades mais importantes. E de preferência execute essas atividades nos momentos em que esteja com uma energia alta, no seu momento mais produtivo do dia.

A questão não é gerenciar o tempo, mas gerenciar as suas prioridades dentro do tempo disponível. Stephen Covey

Crie checklists ou listas de tarefas

O hábito de registrar em listas de tarefas (no papel, em seu celular ou no computador) as atividades que precisa realizar vai liberar o seu cérebro e fazer com que você tenha mais foco e concentração.

A sua lista de tarefas ficou muito grande? Identifique as 3 ou 5 mais importantes. Comece sempre pelas atividades mais difíceis, e verá que as outras vão ser feitas de forma mais fácil e rápida.

Acredite em você

Confie na sua capacidade de realização.

Troque o pensamento “eu não tenho tempo” por algo positivo, como por exemplo: “eu tenho tempo”, “eu consigo”, “eu sou capaz”.

Ao invés de dizer que não tem tempo, experimente falar “obrigada, mas estou priorizando outros assuntos nesse momento”.

Todas nós ganhamos um presente todo dia: 24 horas. Depende somente de você como vai usar esse presente para ser uma empreendedora produtiva, e assim, atingir seus objetivos e realizar seus sonhos.