3 dicas simples para você criar o hábito da leitura

3 dicas simples para você criar o hábito da leitura

As férias chegaram e você quer aproveitar pra ler alguns livros? Mas sempre que resolve pegar algum livro surge outra atividade que desvia a sua atenção?

Mesmo que você não esteja em férias, confira abaixo algumas dicas úteis e práticas pra você começar a criar o hábito da leitura agora mesmo.

1) Motivação para a leitura

Identifique o motivo pelo qual você não está conseguindo priorizar a leitura na sua vida. A educação tradicional pode ter criado em você a sensação de que a leitura é uma obrigação, e não uma atividade que pode te dar prazer e felicidade. Ou então você ama ler mas acredita que realmente não consegue encontrar tempo.

Independente do motivo, o importante aqui é você selecionar temas que despertem a sua curiosidade. Tentar (re)criar o hábito da leitura com um livro entediante ou longo pode não ser um bom começo. A curiosidade vai despertar o seu interesse, e dessa forma você vai ter uma chance muito maior de dar atenção para o livro.

Observe as crianças ao seu redor, ou então lembre de quando você era criança. Por que alguns livros te chamavam mais a atenção do que outros? O que te estimulava a começar (e terminar) a leitura? Quando você entra em uma livraria (física ou online), quais categorias você geralmente procura?

E como você pode trazer essas experiências do passado para o seu momento atual, para o seu futuro?

Evento: Gestão do Tempo e Produtividade para empreendedoras

Evento: Gestão do Tempo e Produtividade para empreendedoras

No dia 27 de junho tive a oportunidade de palestrar para um grupo de mulheres, a convite da Cia Empreendedora.

É interessante observar o crescente interesse das mulheres em empreender. Os motivos são diversos: ter uma renda extra, ficar mais tempo perto dos filhos, ter autonomia e independência, vocação ou necessidade. Mas junto com o desejo de empreender vem a vontade de se sentir  no controle da situação, vem a pressão para “dar conta de todas as atividades”, “ter tempo pra resolver todos os problemas (seus e dos outros)”, “ser multitarefa”. E essa pressão muitas vezes é autoimposta, é inconsciente, tendo origem em uma cultura muito forte onde a mulher se sente na obrigação de cuidar, de contribuir, de arrumar, de resolver.

A vida de uma empreendedora não é só glamour e felicidade. É preciso muita disciplina, foco, garra, planejamento e organização para que você transforme a sua vida, e o seu empreendimento, em algo não somente prazeroso mas também rentável. E o que fazer para conciliar tantas atividades da vida pessoal e profissional, fazer mais e melhor em menos tempo?

Como o Coaching pode te ajudar a assumir o controle da sua agenda

Como o Coaching pode te ajudar a assumir o controle da sua agenda

Quem nunca teve vontade de desejar que o dia tivesse mais de 24 horas, pra dar conta de todas as atividades e pendências? Mas será que, se o dia pudesse ter 26 horas, não iríamos querer que ele tivesse 28 horas, e assim por diante?

Cada pessoa tem o seu “tempo produtivo” durante o dia, que varia de acordo com o seu nível de energia e com a quantidade de tarefas que precisa realizar.

Assim como você recarrega frequentemente o seu celular, o seu corpo e mente também precisam ser recarregados. E isso pode ser conseguido com uma boa noite de sono, exercícios físicos, atividades de lazer e que façam você se sentir feliz. Ficar fazendo hora extra quando está cansada muitas vezes pode ser uma grande perda de tempo, pois com um nível baixo de energia você pode demorar muito mais pra realizar uma atividade e ainda aumentar o seu desgaste e estresse.

E de nada adianta você estar com um nível alto de energia se você não conseguir ter a consciência das atividades que são prioritárias, aquelas que vão te trazer melhores resultados.

“O certo não é priorizar o que está em sua agenda, mas agendar suas prioridades”. Stephen Covey

E como você consegue identificar, em uma lista imensa de tarefas para realizar, quais são as mais importantes? Como ter uma tomada de decisão ágil e assertiva? Como você pode assumir o controle da sua agenda e colocar nela as suas prioridades e não as prioridades das outras pessoas?

Identificando A ÚNICA coisa: o que realmente importa

Identificando A ÚNICA coisa: o que realmente importaCompre aqui

Este livro tem uma abordagem muito interessante sobre como manter o foco e obter melhores resultados.

“Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo.” Og Mandino

Desafia uma série de crenças estabelecidas, denominadas mentiras sobre o sucesso, como:

  • O sucesso é complicado
  • Tenho muita coisa pra fazer
  • Farei mais coisas se fizer tudo ao mesmo tempo
  • A pessoa bem sucedida é aquela que é disciplinada
  • A força de vontade está sempre a disposição
  • Preciso ter mais equilíbrio de vida
  • Talvez eu não devesse sonhar tão alto

 

Segundo os autores, essas mentiras nos enganam e tiram nosso foco, fazendo-nos desviar do nosso caminho e termos aquela sensação de que fazemos muito e obtemos pouco. Comparando nossas ações a dominós em queda, afirma que, se temos a clareza do nosso objetivo principal – “a ÚNICA Coisa” – e alinhamos nossas ações, com um simples toque podemos iniciar uma reação em cadeia de poder surpreendente.

A chave está no tempo. O sucesso é construído sequencialmente. Uma única coisa por vez.

Os autores fazem um desafio muito interessante para que o leitor encontre o caminho simples para a produtividade, por meio da pergunta foco: “Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”

Em seguida, apresenta alternativas para que o leitor conquiste resultados extraordinários, abordando temas como: propósito, felicidade, prioridade, produtividade e responsabilização.

Utilizando diversos exemplos e citando pesquisas muito interessantes, torna a leitura agradável e estimula a aplicação dos conhecimentos, para que a atenção se concentre no que realmente importa para obter melhores resultados: A ÚNICA Coisa.

Keller, Gary; Papasan, Jay. A única coisa. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2014.
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

O melhor vem depois. Como você está preparando o seu futuro?

O melhor vem depois. Como você está preparando o seu futuro?

A maioria das pessoas, e também a grande maioria dos livros sobre aposentadoria, preocupam-se somente com a parte financeira e os recursos necessários para se ter uma pós-carreira tranquila, confortável e com segurança.

Esse livro traz uma abordagem diferenciada, pois mostra que o dinheiro é importante sim, mas que só ele não é suficiente. Além de se preparar com antecedência, é preciso cuidar da saúde e principalmente planejar o que será feito com o tempo disponível. Afinal, de nada adianta ter dinheiro e saúde e ficar largado no sofá vendo TV ou jogando um tempo precioso fora, que poderia ser bem melhor utilizado.

Dividido em 9 capítulos, apresenta tópicos que vão muito além do planejamento financeiro: