Desenvolvendo FOCO e atenção plena para realizar seus objetivos

Desenvolvendo FOCO e atenção plena para realizar seus objetivos

Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, considera que o Foco é uma ferramenta essencial para as pessoas que querem atingir altos níveis de desempenho e obter melhores resultados no mundo complexo em que vivemos.

Abordando temas como autocontrole, autoconsciência, autorregulação, liderança, atenção seletiva, distrações emocionais, hábitos, criatividade, metacognição, empatia, feedback e emoções, o autor apresenta uma série de pesquisas, histórias, técnicas e dicas úteis para desenvolver a atenção plena.

A atenção plena nos leva a ter desejos materiais mais modestos e a gastar mais tempo e energia atendendo às nossas necessidades mais profundas e satisfatórias, nossas necessidades de significado e conexão. Jeffrey Sachs

O termo Atenção vem do latim “attendere”, que significa entrar em contato, nos conectar ao mundo, moldar e definir a nossa experiência.

A habilidade de atenção determina o nível de competência com que uma tarefa é realizada, e funciona praticamente como um músculo que pode (e precisa) ser fortalecido. Quanto mais tempo você investir em um treino com concentração total, mais desenvolvido e refinado será o seu desempenho.

E o que é preciso para você “treinar” de forma inteligente?

  • objetivos claros em níveis progressivamente mais difíceis;
  • adaptação ao seu ritmo;
  • avaliação constante;
  • feedback imediato;
  • desafios práticos e de forma cumulativa;
  • a prática das mesmas habilidades em contextos diferentes.

 

Todo empreendedor precisa dominar três focos: o foco interno, que nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões; o foco no outro, que facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas; o foco externo, que nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia. O segredo é encontrar o equilíbrio e usar o foco certo no momento certo.

Quando você tem objetivos claros e bem definidos, ama o que faz e tem a consciência dos seus comportamentos e emoções, faz as conexões essenciais para ter foco, se concentrando no que é realmente importante para atingir seus objetivos.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.