Construindo a sua imagem pessoal para vender mais
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Construindo a sua imagem pessoal para vender mais

Você é daquele tipo de pessoa que fala constantemente frases do tipo: “eu não sei vender”, “eu não gosto de vender”, “eu não fui feita para vender” ???

Se você pensar um pouquinho, vai perceber que sempre está comprando ou vendendo alguma coisa.

Lembra quando você se arrumava pra sair com o primeiro namorado, caprichava no look e no perfume? Independente das suas intenções, você com certeza queria agradar e parecer uma pessoa legal.

E os momentos em que procurou um emprego fixo? Fazer o seu curriculum nada mais é do que divulgar e vender os seus serviços, o seu tempo, a sua experiência, os seus conhecimentos. A entrevista de emprego é o momento de identificar se aquela empresa é adequada para as suas aspirações de carreira e “vender seu tempo” para o entrevistador.

Um dos primeiros passos para a venda é fazer o seu marketing pessoal.

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Como as 4 disciplinas da execução podem te ajudar a atingir objetivos

Você já teve iniciativas e ideias maravilhosas que acabaram não sendo implementadas?

O excesso de atividades diárias do mundo digital pode consumir todo o tempo e energia que você precisa investir para executar as suas estratégias e atingir os seus objetivos.

Sempre haverá mais boas ideias do que sua capacidade de executá-las

Neste livro, a equipe de pesquisadores da Franklin Covey apresenta a sua metodologia desenvolvida para atingir as metas mais importantes da vida executiva, e que também podem ser aplicadas na vida pessoal.

Qual é a fórmula que essa metodologia apresenta?

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Organize seus processos e controle a sua ansiedade

Os seus processos principais, na vida pessoal e profissional, estão definidos e organizados?

Ter a consciência das suas atividades, papéis e responsabilidades, aumenta as chances de ser mais ágil e ter melhores resultados, entregando produtos e serviços com qualidade e no prazo, surpreendendo e encantando seus clientes. Além disso, proporciona mais segurança e contribui para diminuir o estresse e ansiedade.

Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. É uma palavra relacionada com percurso, e significa “avançar” ou “caminhar para a frente”.

A tarefa de organizar processos pode não ser fácil e rápida, mas pode alavancar de forma considerável a sua produtividade.

A minha experiência com mapeamento de processos de negócio mostra que muitas vezes existe a intenção de mapear todos os processos, procedimentos, interfaces, incluindo todas as exceções possíveis e imaginárias. Muitas vezes o esforço para fazer com que isso aconteça se mostra uma grande perda de tempo.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

É preciso ter em mente que o processo que você mapeou hoje (talvez de forma bem detalhada) poderá estar desatualizado amanhã. Só que não ter nenhum processo organizado também pode ser prejudicial, aumentando os riscos de precisar refazer atividades, entregar um produto com uma qualidade menor do que a esperada, deixar um cliente insatisfeito, ter problemas de comunicação e relacionamento, perder tempo e dinheiro.

E agora, o que fazer?

Encontre mais tempo delegando atividades

Encontre mais tempo delegando atividades

Empreendedores geralmente tem uma agenda lotada de atividades, compromissos e responsabilidades. Na maioria das vezes é muito complicado dar conta de tudo. Aprender a delegar pode te ajudar a conseguir muito mais tempo para dar foco nas atividades prioritárias e mais rentáveis.

Quando você delega está transmitindo poderes, dividindo responsabilidades e dando autonomia para que outras pessoas executem ações que geralmente são feitas por você.

Na teoria é tudo muito mais fácil. O que geralmente acontece na prática empreendedora é a pessoa acumular ainda mais tarefas pessoais e profissionais, correndo o risco de entrar em um loop infinito de “coisas demais e tempo de menos”.

Confira abaixo algumas dicas práticas para você fazer uma delegação bem-sucedida e usar melhor o seu tempo e dinheiro.

3 passos para uma comunicação objetiva

3 passos para uma comunicação objetiva

Já aconteceu de você falar alguma coisa para outra pessoa e ela entender de uma forma bem diferente?

Quando a minha filha Heloísa tinha três anos de idade e estava exagerando nas guloseimas eu falei pra ela que “a partir daquele dia ela só ia comer chocolate e doces no fim de semana”. Ela concordou na hora e ficou bem quietinha. Quando chegou a hora do almoço do sábado e fomos comer arroz e feijão ela reclamou e me disse: “não mamãe, você combinou comigo que eu só ia comer chocolate e doces no fim de semana.”

“Comunicação é a arte de ser entendido”. Peter Ustinov

O processo de comunicação é essencial para a construção e manutenção de relacionamentos pessoais e profissionais, para você vender seus produtos e serviços, para você ajudar outras pessoas. Mas não é um processo fácil.

Quantas vezes você teve problemas de relacionamento por falhas de comunicação, com familiares, colegas de trabalho e amigos?

Perca menos tempo no trânsito com o Zoom.us

Perca menos tempo no trânsito com o Zoom.us

Você já parou pra pensar quantas reuniões você fez que não precisavam ter sido presenciais? Muitos de nós temos um modelo mental de que as reuniões são mais produtivas se forem feitas “olho no olho”. Só que esse modelo pode custar muito tempo e dinheiro, ainda mais se você mora em uma cidade que o trânsito é complicado, como as grandes capitais.

O ZOOM Cloud Meetings é um aplicativo gratuito que permite fazer conferências por vídeo com uma ou mais pessoas.

Os participantes podem ser convidados por e-mail, SMS ou redes sociais, e durante a reunião é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações.

Você pode agendar um número ilimitado de reuniões. O pacote básico é gratuito e recebe até 100 participantes. As reuniões com três ou mais participantes tem um limite de 40 minutos.

Minha experiência com o Zoom.us

Organize seus projetos com o Trello

Organize seus projetos com o Trello

O Trello é uma ferramenta de produtividade gratuita que pode ser utilizada para organizar seus projetos pessoais e profissionais, de forma individual ou compartilhado com outras pessoas.

Para cada projeto você vai criar um quadro. E cada quadro pode ter uma várias listas de tarefas, chamadas de cartões. Imagine que cada cartão é como um post-it, que você gruda em um quadro e pode ir movimentando de acordo com a sua execução.

A forma mais simples de organizar os seus projetos é dividindo-os em “tarefas a serem feitas” e “tarefas realizadas”. Dessa forma, você consegue ter uma visão geral do quanto seu projeto evoluiu e quanto ainda precisa ser realizado.

Para cada cartão você pode adicionar alguns recursos que vão facilitar a sua organização, como:

Membros – serve para adicionar as pessoas responsáveis pela execução da tarefa

Etiquetas – é possível definir cores para cada tipo de tarefa ou nível de urgência

Checklists – crie listas e tenha o controle do % de conclusão das suas tarefas

Data de entrega – ao definir um dia e hora limite o sistema vai enviar uma notificação quando o prazo estiver chegando ao fim e mudará a cor no cartão, sendo que o amarelo indica quando está próximo e vermelho quando já estourou o prazo de entrega

Anexos – você pode adicionar fotos, links e vídeos que estão no seu computador ou na nuvem

 

Minha experiência com o Trello

Eu uso o Trello por mais de 3 anos e ele me ajuda muito.

Além de controlar as minhas sessões de Coaching com os clientes, também utilizo para organizar a parte financeira da minha empresa, as minhas ações de Marketing e divulgação, o andamento dos meus e-books e livros e todos os meus outros projetos (que não são poucos).

A facilidade de ter as informações sempre disponíveis e atualizadas, no meu celular, notebook ou tablet, me garante muito mais produtividade e agilidade.

Depois que você começa a usar, é bem difícil parar.

Experimente.

 

https://trello.com/