3 dicas simples para você criar o hábito da leitura

3 dicas simples para você criar o hábito da leitura

As férias chegaram e você quer aproveitar pra ler alguns livros? Mas sempre que resolve pegar algum livro surge outra atividade que desvia a sua atenção?

Mesmo que você não esteja em férias, confira abaixo algumas dicas úteis e práticas pra você começar a criar o hábito da leitura agora mesmo.

1) Motivação para a leitura

Identifique o motivo pelo qual você não está conseguindo priorizar a leitura na sua vida. A educação tradicional pode ter criado em você a sensação de que a leitura é uma obrigação, e não uma atividade que pode te dar prazer e felicidade. Ou então você ama ler mas acredita que realmente não consegue encontrar tempo.

Independente do motivo, o importante aqui é você selecionar temas que despertem a sua curiosidade. Tentar (re)criar o hábito da leitura com um livro entediante ou longo pode não ser um bom começo. A curiosidade vai despertar o seu interesse, e dessa forma você vai ter uma chance muito maior de dar atenção para o livro.

Observe as crianças ao seu redor, ou então lembre de quando você era criança. Por que alguns livros te chamavam mais a atenção do que outros? O que te estimulava a começar (e terminar) a leitura? Quando você entra em uma livraria (física ou online), quais categorias você geralmente procura?

E como você pode trazer essas experiências do passado para o seu momento atual, para o seu futuro?

Perceber quais benefícios a leitura vai te trazer – buscar informação e conhecimento, ter momentos de prazer e relaxamento, encontrar soluções para problemas – pode ser muito útil para você dar o primeiro passo na construção do seu hábito.

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” Chico Xavier

2) Reserve um espaço na agenda

Reservar um espaço no seu dia para a leitura é fundamental. Não precisa ser muito tempo, principalmente no início. Comece com 5 ou 10 minutos por dia e a cada semana vá aumentando esse tempo gradativamente. Ou então defina um a dois dias da semana, 15 minutos cada vez. O importante aqui é começar, tentar fazer.

Não é porque você está em férias que precisa se esquecer da sua agenda. Se estiver viajando ou não, a chance de você estar com o seu celular na bolsa é muito grande. E você pode usar os lembretes do seu celular para te avisar que é hora de ler”. Coloque mensagens de incentivo, animadas, como por exemplo: “oba, chegou a hora de ler”, “momento gostoso só para mim”, “os 10 minutinhos de leitura começam AGORA!!!”. Invente a sua frase, seja criativa, coloque um pouco de desafio e diversão na criação do seu hábito.

3) Controle o seu espaço

Deixe os seus livros perto de você. Lembre do ditado “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Tudo o que você precisa para (re)criar o seu hábito é sentir a necessidade de ler. E deixar os livros (ou o tablet, se o livro for digital) dentro da gaveta ou armário só vai te ajudar a esquecer deles com muito mais facilidade.

Crie um ambiente que facilite a sua vida. Deixe o livro (ou os livros) perto da sua poltrona preferida, do sofá, ao lado da sua cama. Escolha lugares estratégicos para você criar uma maior proximidade e se lembrar com mais frequência da sua intenção, do hábito que deseja criar.

“Mantenha as coisas boas próximas e convenientes, e as coisas ruins, distantes e difíceis.“ Kerry Patterson, autor do livro Mude tudo o que quiser

E para finalizar, experimente colocar essas dicas em prática. Não existe certo ou errado. O importante é encontrar o seu jeito, o que vai funcionar para você.

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, participe do Workshop online – Conquistando hábitos saudáveis – que vai acontecer no dia 19/07/2017, de 9 a 11 horas. Para maiores informações e inscrições, clique aqui.

Desejo sucesso, boas férias e uma excelente leitura!