Tirando os seus sonhos da gaveta com o quadro dos sonhos

Tirando os seus sonhos da gaveta com o quadro dos sonhos

Você já teve sonhos, ideias, desejos ou projetos que deixou em alguma gaveta pra conquistar “quem sabe um dia”? Essa gaveta ficou tão fechada dentro do seu coração ou mente que você praticamente nem se lembra direito qual e como era esse sonho?

Quando você tem sonhos e define objetivos para atingi-los consegue não somente tomar decisões de forma mais rápida e assertiva mas principalmente encontrar um sentido para a sua vida, encontrar motivos para criar felicidade em cada um dos momentos do seu dia.

Uma das melhores formas de tirar os seus sonhos mais profundos da gavetas escondidas dentro de você é o quadro dos sonhos, também conhecido como mapa dos sonhos.

O objetivo principal de um Quadro dos sonhos é criar uma visualização clara da vida que você quer viver, é uma representação de você. É uma técnica bem interessante que convida a um pensar de forma visual, criando as conexões com as áreas da sua vida.

Você não pode mudar o passado, mas pode mudar o futuro. Tudo depende do que você fizer agora.

Quer transformar essa dica em uma experiência interessante e transformadora?

Confira abaixo alguns passos simples para tornar a sua experiência de criação do quadro dos sonhos produtiva e prazerosa:

Seleção das imagens

Selecione imagens, figuras e frases que representem seus interesses, hobbies e paixões. Fotos pessoais devem ser evitadas pois representam o seu passado e não o seu futuro.

Ao selecionar cada um desses itens, pergunte-se:

  • Por que eu estou colocando isso no meu quadro?
  • Que sentido tem pra minha vida?
  • Por que isso é importante para o meu futuro?

Que imagens selecionar?

Na internet existem diversos exemplos de quadro dos sonhos para você se inspirar e ter ideias. Inclusive existem alguns aplicativos para isso.

Se você prestar atenção, vai perceber que muitos desses quadros contemplam bens materiais e itens que podem ser comprados.

Não vou entrar no mérito do mundo atual estimular o consumo e muitas pessoas estarem mais preocupadas com o “ter” do que com o “ser”. Tudo depende da fase de vida de cada um. Possuir bens e ter conforto é um direito das pessoas que trabalham e se esforçam.

O que quero citar aqui é o fato de que você pode colocar no seu quadro bens intangíveis, experiências sem valor financeiro.

Por exemplo, no meu quadro dos sonhos tem uma imagem de um sorriso. Para mim, me sentir realizada pessoal e profissionalmente significa a realização de um sonho e tem uma sensação deliciosa de conquista.

Um outro exemplo: ter tempo para passear no parque com a família na maioria das vezes é gratuito, e pode ser o sonho de muitos executivos que trabalham arduamente e não tem muitos momentos para o lazer e descanso.

Que dimensão de tempo devo utilizar?

Você pode criar o seu quadro pensando em um futuro próximo ou distante, uma visão de curto, médio ou longo prazo.

Não é necessário ter muitas regras. Ao executar essa atividade lembre que o quadro é seu, são os seus sonhos, e quem define as regras principais é você.

Como colar?

Se você sempre quis colar na escola e não podia, essa é uma grande oportunidade. Apesar de eu estar me referindo a um outro tipo de cola – colar as imagens – não tem problema nenhum se você fizer algumas pesquisas na internet para conferir exemplos de outros quadros. Muito pelo contrário, é uma excelente ideia e fonte de inspiração.  

Para as imagens, você pode usar cola, fita crepe, velcro ou usar um quadro magnético. Fica a seu critério utilizar cola e refazer o mapa em um futuro próximo, quando seus sonhos se realizarem ou utilizar uma forma de colagem mais simples e que torne o seu quadro dinâmico e fácil de mexer à medida que seus sonhos se realizem e você queira incluir novas imagens.

Onde deixar seu quadro?

Deixe ele em lugar visível e de fácil acesso. Quanto mais vezes você olhar para ele, maiores as chances de você criar uma energia positiva de realização.

Você pode tirar uma foto e colocar como fundo de tela do seu celular, por exemplo.

Ignore o passado imperfeito, ignore o presente cheio de defeitos, pense, crie um amanhã do seu jeito!!!

Te convido agora a “arregaçar as mangas” e criar o seu quadro dos sonhos.

Lembre que nunca é tarde demais para correr atrás dos seus sonhos e transformá-los em realidade.

















ROBINSON,
Ken; ARONICA, Lou. Finding your element: How to discover your talents
and passions and transform your life. Penguin, 2014