Planejando seu Desenvolvimento Pessoal

Planejando seu Desenvolvimento Pessoal

Você já teve a sensação de perder tempo (e dinheiro) com aquele curso on-line que você comprou por impulso, acessou uma ou duas vezes e depois esqueceu que ele existia?

E aquele livro maravilhoso que você tanto queria ler e acabou ficando escondido no fundo da gaveta ou em algum lugar secreto da casa que você não lembra qual é?

Um dos hábitos que aumentam a produtividade é o de planejar o seu desenvolvimento pessoal, que muitas empresas chamam de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Eu sempre faço o meu plano, pelo menos duas vezes por ano. Amo estudar e  adoro uma sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Como também adoro planejar, fazer a conexão do meu tempo com as habilidades que preciso desenvolver é uma atividade apaixonante e prazerosa.

Quer saber como você pode fazer? Deixa eu te contar:


Sempre inicie pelo por quê, tentando responder com o máximo de sinceridade possível: “por quê eu quero fazer esse curso ou ler esse livro?”

Logo em seguida responda algumas perguntas de conexão:

– o conteúdo tem alguma conexão com os meus sonhos, desejos, objetivos e metas?

– o autor está conectado aos meus valores pessoais, com o meu propósito e missão de vida?

– que competências e habilidades eu vou desenvolver?   

Responder as perguntas acima pode te trazer uma maior certeza de que você vai usar esses novos conhecimentos em atividades que te aproximem cada vez mais dos resultados que espera conquistar.

Cabe na agenda?

Essa é uma etapa muito importante que muitas pessoas pulam.

Tem que fazer conta pra saber se essa atividade adicional de leitura e estudo se encaixa nas horas do seu dia.

Se o ano nem começou direito e você já está com a agenda lotada, que atividade você vai precisar tirar da sua agenda para encaixar mais esse compromisso?

Se você quer fazer um treinamento com qualidade precisa investir um tempo para refletir, ler/ouvir com atenção e principalmente colocar em prática. Se você não fizer isso pode perder o seu precioso tempo e quem sabe até, criar um ciclo de autossabotagem achando que apenas “assistir aulas” é suficiente para fixar um novo aprendizado.


Esses dias eu me inscrevi em um curso on-line. A primeira coisa que fiz foi conferir o plano de estudos, a duração das aulas, o material de apoio, os bônus disponíveis e o tempo que eu precisaria investir para realizar o curso. Peguei a minha super calculadora gigante (companheira inseparável) e fiz as contas para um mês de curso. Eram 30 vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, com exercícios adicionais por dia de uns 10 minutos. A recomendação era assistir os vídeos e realizar os exercícios pelo menos duas vezes por dia. As aulas bônus tinham 26 horas no total. Pelas minhas contas cheguei a conclusão de que eu iria precisar investir pelo menos uma hora do meu dia para me dedicar a esse curso.


O próximo passo é reservar espaço na agenda. Se você não fizer isso corre um grande risco de “deixar pra depois” e esse depois não acontecer nunca. Você precisa blindar a sua agenda para ter foco. Dizer não para os outros compromissos que podem insistir em ocupar esse mesmo espaço é uma forma de respeitar o seu tempo e dinheiro.

Resumindo:

  • Pense antes de comprar.
  • Calcule se cabe na sua agenda.
  • Reserve espaço no seu dia.

Encare o seu desenvolvimento pessoal como um projeto. Planeje os cursos que você quer realizar em cada início de mês e ano.

Essa é uma forma de ser mais produtiva, economizar dinheiro, ganhar tempo e agilidade para conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos.

“Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos. Divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.” Benjamim Barber