Quanto tempo dura a felicidade?

Quanto tempo dura a felicidade?

Nas minhas pesquisas sobre produtividade encontrei uma afirmação de que “a felicidade dura apenas 3 meses”!!! E que a ciência chama esse efeito de esteira hedônica. Trabalhamos, progredimos e conseguimos coisas mais bonitas e em maior quantidade. No entanto, não nos tornamos mais felizes.

Esteira hedônica? O que é isso? E o que tem a ver com felicidade?

A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa “prazeroso”, já que hedon significa prazer. O Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida.

Rolf Dobelli, em seu livro “A arte de pensar claramente”, cita alguns fatos interessantes:

  • Dan Gilbert, psicólogo de Harvard, analisou pessoas que ganharam na loteria e constatou que o efeito felicidade desaparece, em média, após três meses. Três meses após a vultosa transferência bancária, ficam tão felizes ou infelizes quanto antes.
  • Um diretor de um banco abençoado com um salário indecorosamente alto decidiu sair da cidade e construir uma casa fora de Zurique. Seu sonho era ter uma mansão com dez quartos, piscina e uma vista invejável para o lago e as montanhas. Nas primeiras semanas, ficou radiante de alegria. Mas logo já não se via nele nenhum entusiasmo e, seis meses mais tarde, estava tão infeliz quanto antes. O que havia acontecido? Após três meses, o efeito felicidade tinha desaparecido, e a mansão já não era nada de especial.
  • Após cerca de três meses, pessoas que conseguiram evoluir na carreira voltam a ser tão felizes ou infelizes quanto antes. O mesmo se pode dizer daqueles que sempre precisam ter o último Porsche.

 

No meu entendimento, se temos uma clareza da nossa missão de vida e objetivos bem definidos, fica muito mais fácil enfrentar as dificuldades, pois temos um porquê, um sentido, um “algo maior” que tem valor e significado, que orienta as nossas ações, que nos leva para o caminho da realização pessoal, que nos traz uma sensação de felicidade mais ampla e duradoura. Vai muito além de comprar bens materiais, de possuir e ter coisas.

Como Coach e mentora de produtividade para empreendedores muitas vezes fico emocionada em acompanhar a evolução pessoal e profissional dos meus clientes, celebrando com eles a conquista de seus objetivos e a realização de seus sonhos. Transformar a vida das pessoas traz uma sensação de felicidade às vezes difícil de expressar em palavras. É uma sensação extremamente prazerosa e encantadora.

 

Confira nesse vídeo o que Ross Gittins, economista, político e jornalista Australiano, fala sobre a esteira hedônica e como você pode sair dela.

 

Rolf Dobelli também menciona algumas poucas dicas garantidas cientificamente para que você tenha uma sensação de felicidade mais duradoura:

  1. evite efeitos negativos, aos quais, mesmo após um longo tempo, não conseguirá se acostumar: viagens casa-trabalho-casa, barulho, estresse crônico;
  2. espere apenas um efeito a curto prazo das coisas materiais – automóveis, casas, bônus, prêmios de loteria, medalhas de ouro;
  3. efeitos positivos e duradouros estão relacionados, sobretudo, ao modo como você desfruta do tempo. Se possível, tente ter bastante tempo livre e autonomia. Faça o que se aproxima mais da sua paixão – mesmo que custe partes seu salário. Invista nas amizades.

“O tempo é o luxo do mundo moderno, um recurso não-renovável essencial para a nossa felicidade”. Paula Abreu, Coach de desenvolvimento pessoal

Para mim é interessante falar sobre a Felicidade. Era o nome da minha querida avó (que não se importava, e dava muitas risadas, quando trocavam o nome dela e a chamavam de “Dona Esperança”). Ela era a felicidade em pessoa. Não teve uma vida fácil, mas cuidou de seus filhos e netos com muito carinho e dedicação, deixando lembranças e recordações maravilhosas.

E você? Como está cuidando da sua felicidade? Que lembranças e recordações você vai deixar para as pessoas?