Aprendendo a respeitar o seu tempo

Aprendendo a respeitar o seu tempo

Você já ouviu falar que ansiedade é o mal do século? 

Muitas pessoas ficam ansiosas por verem o tempo escapar de suas mãos com uma velocidade que surpreende a cada dia. Quando menos percebemos, o natal já chegou de novo!!! 

Alguns ficam ansiosos porque precisam de respostas rápidas e imediatas para tudo. 

Funcionários de empresas ficam ansiosos por terem prazos praticamente impossíveis de serem alcançados, metas e objetivos ousados e pressão por resultados. 

Empreendedores ficam ansiosos porque querem um retorno o mais rápido possível do tempo e dinheiro investido na implementação de suas ideias e projetos. 

Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra tem origem no latim anxietas, que significa “angústia”, “ansiedade”, de anxius = “perturbado”, “pouco à vontade”, de anguere = “apertar”, “sufocar”.

Aprender a respeitar o tempo é uma das formas de controlar a ansiedade. 

Tudo tem o seu tempo certo para acontecer. Assim como as plantas precisam ser regadas até o momento certo da colheita também as nossas ideias, projetos e empreendimentos precisam ser cultivados aos poucos até que os objetivos sejam alcançados. Um passo de cada vez, um pouco a cada dia, semana, mês e ano.

Como você pode regar uma ideia, projeto, empreendimento ou sonho? 

Inicie pelo autoconhecimento: encontre um motivo muito forte , tenha a clareza do que você quer, seja o mais específico possível nos seus pedidos e desejos. Tenha um objetivo que faça conexão com a sua  essência. 

Prepare-se: nenhum maratonista começou a sua carreira correndo 42 km. Ele começou como todos nós, aprendendo a engatinhar e dar os primeiros passos ainda criança. Planeje, defina estratégias e indicadores, alinhe expectativas, organize processos. Tenha tudo muito organizado para quando a hora da colheita chegar. 

Tenha iniciativa e atitude para fazer acontecer: faça do seu jeito, adapte para o seu estilo. E principalmente, curta cada passo da caminhada, cada pequeno momento, seja ele bom ou ruim.  Aprenda com cada experiência. 

Avalie, monitore: identifique se esse é o caminho mais adequado, fazendo os ajustes necessários. 

Divulgue, compartilhe suas experiências e aprendizados: conte para todos como a colheita está sendo linda e produtiva, fruto de um trabalho feito com dedicação e amor.

A duração da caminhada empreendedora depende de vários fatores, como o tamanho do desafio, suas habilidades e a quantidade de recursos disponíveis. Os resultados também. 

Quanto mais consciente você estiver, maior segurança vai ter para rever seus comportamentos e repensar estratégias, permitindo-se tropeçar, cair e levantar com mais agilidade.

Respeitar o tempo e controlar a sua ansiedade faz com que o processo seja feito de forma mais leve e com menos sofrimento. 

Os resultados da colheita dependem principalmente de você. Não adianta você ter excelentes parceiros de negócio e amigos dedicados se você não quiser mudar e fazer diferente. Esteja consciente de que, por mais que seja um projeto ou sonho compartillhado, essa causa é sua. 

Assumir o controle da situação e a responsabilidade  pelos resultados é um passo fundamental para você respeitar o seu tempo e o tempo das pessoas envolvidas, diminuir a ansiedade e ter a segurança de que tudo vai acontecer no tempo adequado. 

Cada momento da sua vida é único e não não vai voltar nunca mais. Segundo a Terceira lei de Newton “para toda ação sobre um objeto existirá uma reação de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.”

Trate o seu tempo com carinho e consideração e você terá de volta surpresas agradáveis, boas lembranças e momentos inesquecíveis.