Desculpas preferidas: qual é a sua?

Desculpas preferidas: qual é a sua?

Você já parou para pensar que, toda vez que apresentamos uma desculpa, estamos, na verdade, tentando convencer alguém? Mas, principalmente, tentando nos convencer do motivo que nos levou a fazer ou deixar de fazer alguma coisa?

Quanto mais acreditamos nessas desculpas, mais difícil se torna enxergar alternativas e as INFINITAS POSSIBILIDADES oferecidas pelo universo. 🤔🌟

As desculpas clássicas são como velhos conhecidos: “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro”, “preciso consultar alguém”, “está muito frio/calor”, ou o clássico “só vou terminar essa outra coisinha aqui rapidinho e depois já vou lá fazer”.

Reconhece alguma delas? ⏳💸

David Schwartz, em seu livro “A Mágica de Pensar Grande”, aborda a “desculpite”, que ele considera a doença do fracasso. Pesquisando casos de pessoas que atingiram o sucesso, ele encontrou 4 desculpas básicas:

• Minha saúde não está boa

• Minha inteligência não é suficiente

• Minha idade não é adequada (sou muito novo – sou muito velho)

• Minha sorte não me ajuda

Já se flagrou utilizando alguma delas? 📚🤔

Aqueles que realmente desejam encontram formas de solucionar problemas, enquanto os que, na verdade, não querem, encontram desculpas, justificativas para não assumir a própria responsabilidade pelos resultados.

“Quem quer faz, quem não quer inventa uma desculpa.”💪🌟

Como evitar o uso de desculpas?

Dica 1 Identifique as suas desculpas preferidas. Preste atenção, anote e conte quantas vezes utiliza essas desculpas no seu dia, semana ou mês, e em que momentos isso acontece.

Dica 2 Toda vez que perceber que está usando uma desculpa para adiar uma atividade importante, tenha uma conversa franca consigo mesmo. Substitua as desculpas por afirmações positivas, como: 📝💬

  • “eu consigo”
  • “eu sou forte”
  • “eu sou organizado(a)”
  • “eu posso aprender”
  • “eu tenho tempo”
  • “eu consigo decidir sozinho(a)”
  • “eu sou determinado(a)”

Dica 3 Sempre que perceber que está usando uma desculpa, pergunte “e se…”.

Por exemplo: “e se eu tivesse tempo, o que eu faria?”, “e se isso fosse fácil de fazer…?”, “e se eu pudesse decidir sozinho(a), qual seria a minha decisão?”, “e se eu fosse uma pessoa organizada, como seria?” 🤔❓

Encontrar alternativas é fundamental. Procure alternativas para cada uma das suas desculpas, peça a opinião de outras pessoas, ouça com atenção e analise as possibilidades.

O universo envia muitos sinais, depende apenas de você querer enxergar todas essas opções.

Ser uma pessoa produtiva significa estar atento a esses sinais, aproveitar as oportunidades, ao invés de ficar dando desculpas e fugir delas, pois muitas vezes a oportunidade passa e não volta mais.

Evitar desculpas significa tomar o controle e assumir responsabilidades, encontrando soluções de sucesso para melhorar sua vida. 🚀💼

“Que a tua meta de hoje seja bater a tua melhor desculpa.”

#Autoconhecimento #Produtividade #DesenvolvimentoPessoal #MudançaDeHábitos #InfinitasPossibilidades