Conquistando a liberdade para realizar seus sonhos

Conquistando a liberdade para realizar seus sonhos

Faz parte da vida da empreendedora sonhar, ousar, arriscar, ser impetuosa. Só que também é preciso cautela, muito planejamento e organização.

O que aprendi na minha caminhada empreendedora é que precisamos sonhar e idealizar mas sempre tendo a consciência da autorresponsabilidade. Podemos sonhar com grandes realizações que vão depender de atitudes e comportamentos de outras pessoas. Afinal, o mundo digital é colaborativo, complexo e é praticamente impossível fazer tudo sozinha. Mas mesmo que o trabalho seja feito em equipe ou com parcerias, a responsabilidade de fazer acontecer e a maturidade para assumir os resultados e consequências de cada decisão é individual.

Uma coisa é sonhar, outra coisa é fazer com que esses sonhos se tornem realidade. Enfrentar constantemente o dilema entre a segurança e liberdade faz parte do processo.

 “Nós estamos enraizados na terra e queremos asas para voar no céu. Não podemos nos desarraigar porque a terra é a nossa nutrição, é o nosso alimento. E não podemos parar de sonhar com asas, pois esse é o nosso espírito, é a nossa própria alma, que faz de nós seres humanos.” Osho

Confira abaixo uma história antiga extraída do Livro Liberdade: a coragem de ser você mesmo (Osho)

Um homem, um grande homem, alguém que lutava pela liberdade, estava viajando pelas montanhas. Ele passou a noite num caravançará e ficou encantado ao ver ali um papagaio numa gaiola de ouro e que continuamente repetia: “Liberdade! Liberdade!” E o lugar era de um jeito que, sempre que o papagaio repetia a palavra “Liberdade!”, ela ecoava pelos vales, nas montanhas.

O homem pensou: Já vi muitos papagaios e sempre achei que eles gostariam de se ver livres dessas gaiolas, mas eu nunca vi um papagaio que passasse o dia todo, de manhã até de noite, na hora de dormir, gritando por liberdade. O homem teve uma ideia. No meio da noite, ele se levantou e abriu a porta da gaiola. O dono do pássaro dormia profundamente, então, o homem cochichou para o bicho, “Saia agora”.

Mas ele ficou muito surpreso ao ver que o papagaio não desgrudava os pés do poleiro da gaiola. Então ele continuou falando com o papagaio, “Já se esqueceu da liberdade? Pode sair! A porta está aberta e o seu dono está dormindo profundamente, ninguém saberá. Basta que voe para o céu; o céu é todo seu!”

Mas o papagaio estava tão grudado no poleiro que o homem disse, “Qual é o problema? Você é louco?” Ele tentava tirar o papagaio da gaiola com as mãos, mas o bicho começou a bicá-lo, ao mesmo tempo em que gritava, ““Liberdade! Liberdade!” Os ecos se espalhavam pelos vales noturnos. Mas o homem também era teimoso, ele dava muito valor à liberdade. Arrancou o papagaio da gaiola e atirou-o no céu; só então ficou satisfeito, embora estivesse com a mão machucada. O papagaio o atacara com toda violência, mas o homem estava satisfeito por ter conseguido fazer uma alma livre. Foi então dormir.

Pela manhã, quando o homem acordou, ouviu o papagaio gritando “Liberdade! Liberdade!” Ele achou que o papagaio talvez estivesse empoleirado numa árvore ou numa pedra. Mas quando saiu, viu o papagaio dentro da gaiola. Com a porta aberta.

Você pode gostar de liberdade, mas a gaiola proporciona certa proteção, certa segurança. Na gaiola, o papagaio não precisava se preocupar com comida, não precisava se preocupar com predadores, não precisava se preocupar com coisa nenhuma. A gaiola é aconchegante, é feita de ouro. Nenhum outro papagaio tinha uma gaiola tão valiosa.

Quais são as gaiolas que te prendem e limitam a sua liberdade? Poder, cargo, riquezas, prestígio, fama? A liberdade pode ser perigosa, não tem garantias de proteção e segurança. Junto com a liberdade você pode ter a sensação de perigo, de estar andando no fio de uma navalha, abrindo o próprio caminho diante de um cenário desconhecido e sendo surpreendido a todo instante por desafios e imprevistos.

“Somente uma pessoa que esteja pronta para aceitar a responsabilidade por ser ela mesma, com todas as suas belezas, amarguras, alegrais e aflições, pode ser livre.” Osho

Para transformar os seus sonhos em realidade você vai precisar ter coragem, mudar comportamentos, tomar decisões e executar ações.

–> Ter liberdade significa ter uma grande responsabilidade. Uma responsabilidade tão grande que ninguém precisa interferir na sua vida.

–> Ter liberdade significa ter a consciência das suas atitudes e das possíveis consequências das suas decisões.

–> Ter liberdade significa se libertar das correntes que você mesma se deixou colocar. Se libertar das suas correntes é responsabilidade sua. Você as aceitou; elas estão aí.

–> Ter liberdade significa mudar o seu ser interior. No momento em que você mudar você vai sentir que não está mais presa, que não é mais uma escrava da situação em que se colocou.

Ter liberdade significa poder realizar os seus sonhos mais profundos, por mais distantes que eles pareçam estar.

Você pode escolher sonhar baixo ou sonhar alto, ter aspirações normais ou querer fazer a diferença nesse mundo, procurar segurança e rotina ou ousar e arriscar.

A vida é um eterno equilíbrio entre escolhas e consequências. Desligar o “piloto automático da vida” e se permitir fazer escolhas de forma consciente e com os pés no chão pode trazer uma sensação de liberdade e também de segurança.

Sonhar é maravilhoso, mas olhar para o chão é essencial.

Imagem de Gerhard Gellinger por Pixabay 

OSHO.
Liberdade: a coragem de ser você mesmo.
Editora Cultrix, 2006.