Mude seu mindset para encontrar “tempo livre”

Mude seu mindset para encontrar “tempo livre”

O que você faria se tivesse mais tempo livre na sua agenda?

Se você tem dificuldades em gerenciar o seu tempo, confira aqui algumas dicas úteis e simples para você encontrar o tempo livre que tanto procura.

Acredite que você tem tempo

O primeiro passo para ter tempo livre é deixar de lado aquela clássica afirmação de “eu não tenho tempo.” Se você ficar repetindo isso para si mesmo e para as outras pessoas, as chances de você realmente ficar com a sensação de que não tempo para nada vai ser muito alta.

Pense que o seu dia é uma conta bancária. A cada dia você recebe 24 horas para usar como bem entender. No fim do dia essa conta é zerada e você recebe mais 24 horas, como se fosse um presente. Depende somente de você decidir como vai utilizar esse presente, as horas que ganhou. Você pode usar o seu tempo de uma forma produtiva ou jogar ele pela janela e ficar com a sensação de que não tem tempo.

Defina com antecedência o que vai fazer com o tempo livre

Você precisa ter muita clareza e segurança de saber o que quer fazer com o seu tempo livre. Pois, uma vez que você encontre mais tempo livre, e com certeza irá, se não souber onde e como vai utilizá-lo, as outras pessoas podem devorar o seu tempo livre como dinossauros famintos.

Em maio de 2016 eu participei de uma enquete sobre esse tema nas redes sociais, feita pelo Christian Barbosa, e fiz questão de conferir e analisar 366 das respostas dos participantes.

O que as pessoas fariam com seus tempos livres?

  • 22% ficariam mais tempo com a família
  • 18% iriam viajar e passear (de preferência, com a família)
  • 18% queriam mais conhecimento, aprender mais e ter tempo pra estudar
  • 8% leriam mais livros
  • 9% iriam cuidar de si, dormindo mais, cuidando da saúde e buscando autoconhecimento
  • 6% ajudariam outras pessoas, por meio de empreendedorismo colaborativos, projetos sociais ou trabalhos voluntários
  • 5% praticaria atividades físicas
  • 3% abririam um novo negócio
  • 2% iriam trabalhar mais

Escreva em um papel, para cada área da sua vida (família, trabalho, lazer, saúde, etc) o que você vai fazer com o seu tempo livre, quais atividades que você ama fazer.

Decida ter tempo livre AGORA 

Você é do tipo de pessoa que pensa que vai trabalhar bastante pra juntar muito dinheiro e aproveitar o seu tempo livre somente quando se aposentar? Ou então que vai se esforçar para ser mais produtiva e conseguir ter tempo livre no futuro?

Você pode pensar em futuro como algo distante, como 15 a 20 anos, ou então algo não tão longe assim, como 3 a 5 anos, quem sabe até alguns meses.

Não importa se para você o futuro representa a sua aposentadoria ou a próxima fase da sua vida. Se você quer realizar e conquistar objetivos, deve ter em mente como esse futuro será e o que você vai fazer com ele.

“A má notícia é o que o tempo voa. A boa notícia é que você é o piloto.” Michael Altshuler

Segundo o IBGE, os brasileiros vão viver em média até os 75,8 anos. A expectativa de vida aumenta com o investimento em saúde e a tecnologia dos tempos atuais. A maioria das pessoas ainda não são conscientes de que viverão mais tempo. Não basta ter apenas dinheiro, mas principalmente envelhecer com saúde e disposição para conseguir aproveitar melhor o tempo disponível.

Os autores Andrea Giardino e Julio Sergio Cardozo, em seu livro “O melhor vem depois”, trabalham com o fato de que para se ter uma aposentadoria plena não basta ter um planejamento financeiro. É preciso também cuidar da saúde e principalmente planejar o que será feito com o tempo disponível. Afinal, de nada adianta ter dinheiro e saúde e ficar largado no sofá vendo TV ou jogando um tempo precioso fora, que poderia ser bem melhor utilizado.”

Você não precisa esperar a aposentadoria chegar, o seu ano sabático, ou uma pausa entre empregos para identificar o que você quer fazer o seu tempo livre, e para conseguir efetivamente esse tempo. Experimente começar a dedicar 1 hora, 30 minutos, 5 minutos, 1 minuto por dia pra fazer as atividades que gosta. Se permita recompensar por uma conquista atingida na sua vida pessoal ou profissional, por um dia de trabalho exaustivo.

Para finalizar, quero te convidar a refletir sobre TEMPO LIVRE:

  • Porque esperar pra ter tempo livre só lá no futuro? E se o seu futuro começasse AGORA, nesse exato momento?
  • Você sabe exatamente como será o dia de amanhã? Consegue prever?
  • Você vai esperar pra decidir o que fazer com o seu tempo livre só no futuro?
  • Você vai deixar que os outros te digam o que fazer com o seu tempo livre?
  • Você vai esperar pela sua aposentadoria para começar a ter o tempo pra fazer o que quer, o que gosta de fazer?