Faça um Detox Digital e libere espaço para um novo ano

Faça um Detox Digital e libere espaço para um novo ano

Que tal iniciar o novo ano fazendo não só aquela limpeza clássica de organização de armários, roupas e papelada, mas encarar também um detox digital?

O que é detox?

O detox, ou processo de detoxificação é um termo muito utilizado na alimentação, e é um conjunto de estratégias para eliminar as toxinas e ajudar nosso corpo a funcionar melhor. Proporciona mais energia, vitalidade e mudanças no estilo de vida.

Assim como você pode ter exagerado nas calorias durante as festas de fim de ano, também pode ter exagerado no excesso de informações e arquivos armazenados durante o ano que passou. Só que como os arquivos ficam praticamente “escondidos”, você corre o risco de não perceber o quanto isso pode  contribuir para diminuir a sua produtividade.

Já aconteceu da sua caixa postal ficar cheia bem na hora de enviar um e-mail urgente para um cliente super importante? Já perdeu tempo tentando lembrar uma senha? E quando você tem várias versões do mesmo arquivo e acaba utilizando uma versão antiga ao invés da atualizada?

Assim como você precisa liberar espaço no armário para novos sapatos, bolsas e roupas, também vale a pena liberar espaço para novos projetos.

Na minha opinião, quanto mais arquivos inúteis e lixo eletrônico você tiver, mais tempo (e dinheiro) você pode perder. É como o seu armário. Quanto mais roupas e acessórios você tem, mais difícil é para você encontrá-los e mais tempo você gasta para manter tudo arrumado.

Lembre que a tecnologia existe pra te ajudar a ser ágil e produtiva e não pra te atrapalhar. Fazer um detox digital te ajuda a recuperar energia e olhar as coisas por outra perspectiva.

E como você pode iniciar o seu detox digital?

1) Defina Objetivos

Tenha a clareza dos seus objetivos e do que é realmente importante pra você. Dessa forma, fica mais fácil classificar os arquivos e saber o que deve arquivar e o que deve deletar.

2) Organize diretórios e arquivos

Faça uma lista dos projetos importantes e crie diretórios específicos para eles. Elimine ou arquive documentos muito antigos. Identifique e elimine os arquivos maiores, que ocupam mais espaço.

3) E-mails

Apague ou arquive e-mails muito antigos. Identifique e elimine os e-mails com anexos grandes e que ocupam mais espaço.

4) Fotos

Elimine as repetidas e organize suas fotos em álbuns. Coloque nos favoritos as melhores fotos dos eventos principais, principalmente aniversários e grandes viagens.

5) Contatos

Identifique na sua lista de contatos se existem pessoas que você nem sabe quem é e elimine esses registros. Faça um backup antes, para o caso de precisar recuperar alguma informação posteriormente.

6) Aplicativos

Identifique quais são os aplicativos realmente úteis pra você, mantendo apenas o que for essencial. Os outros, simplesmente apague. Se precisar dele um dia, você reinstala novamente.

7) Notificações

Bloqueie as notificações, para você manter o foco e a concentração nas atividades realmente importantes.

8) Redes sociais

Já parou pra contar de quantos grupos você participa, seja no WhatsApp, Facebook ou outros? Você realmente precisa participar de todos eles? Se pudesse escolher apenas 3 grupos, quais seriam?

Escolha participar de grupos que de alguma forma ajudem na sua vida pessoal e profissional, seja com conhecimento, diversão ou informações úteis. Elimine aqueles que geram barulho, mensagens infinitas e que não geram benefícios.

 

Como foi o meu detox digital?

O meu detox digital teve como objetivo principal fazer uma limpeza e reorganização, e não me desconectar ou distanciar da internet ou da tecnologia.

Iniciei fazendo um planejamento, um mapa mental com que o que eu precisava analisar e um pequeno plano de ação. Anotei as quantidades e parti para a execução.

Para citar somente alguns resultados, eliminei 36% das fotos, aumentei o espaço no meu computador de 2 Gb para 30 Gb, apaguei 91 aplicativos e liberei 40% de espaço no iPad e 20% no iPhone.

Além de fazer algumas reflexões sobre o ano que passou, aproveitei o momento para me preparar e me organizar para o ano que está chegando, abrindo espaço para novas ideias e projetos.

E você, que tal se animar e fazer um detox também?

Se precisar de ajuda ou mentoria especializada, entre em contato comigo.

Tenha um excelente e produtivo 2018!