Liberte-se dos seus medos para alcançar mais rápido o sucesso

Liberte-se dos seus medos para alcançar mais rápido o sucesso

Dois grandes obstáculos para o sucesso e a realização pessoal são o medo e a dúvida. O medo do fracasso, da falta de dinheiro, da perda, da rejeição. A dúvida a respeito de si mesmo, da nossa capacidade em tomar decisões e agir.

Tanto o medo quanto a dúvida são emoções adquiridas. Não nascemos com eles. Para combatê-los é preciso ter coragem e confiança. E é possível conseguir isso por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de competências. Quanto mais aprendemos o que precisamos saber para alcançar nossos objetivos e metas, menos medo sentimos, e mais coragem e confiança experimentamos.

Quando Franklin Roosevelt disse “A única coisa de que devemos ter medo é do próprio medo”, estava querendo dizer que a emoção do medo, e não a realidade daquilo que se teme, é que provoca a ansiedade, estresse e infelicidade.

Quando desenvolvemos o hábito da coragem e uma sólida autoconfiança, abre-se todo um novo mundo de possibilidades.

E como você pode analisar as causas do seu medo e ganhar mais autoconfiança?

As causas do medo

As raízes do medo geralmente tem origem em experiências da infância, a partir das críticas destrutivas recebidas. Em consequência dessas experiências, sentimos dois tipos de medo: medo do fracasso, que leva a pensar “não posso, não sou capaz” e o medo da rejeição, que leva a pensar “eu tenho de, eu preciso”.

Por causa desses medos, ficamos preocupados em perder nosso dinheiro, nosso tempo ou, ainda, nosso investimento emocional em um relacionamento. Ficamos hipersensíveis às opiniões e críticas dos outros. Nossos medos tendem a nos paralisar, impedindo que tomemos medidas construtivas na direção de nossos sonhos.

O medo pode ser causado pela ignorância. Quando dispomos de informações limitadas, podemos nos sentir tensos e inseguros quanto ao resultado de nossas ações. A ignorância leva-nos a temer a mudança, o desconhecido, e a evitar tudo que é novo ou diferente. O simples fato de reunir mais informações e experiências em determinada área nos proporciona mais coragem e confiança.

Outro fator causador de medo é a doença ou o cansaço. Quando estamos cansados, indispostos, ou, ainda, fisicamente despreparados, ficamos mais predispostos ao medo e à dúvida do que quando nos sentimos saudáveis, felizes e cheios de energia. O descanso e o relaxamento contribuem tanto quanto quaisquer outros fatores para desenvolver a coragem e a confiança.

Todo mundo tem medo. É normal e perfeitamente natural preocupar-se com a sobrevivência física, emocional e financeira.

A questão é: como enfrentar o medo?

Quando você enfrenta seus medos e avança em direção àquilo de que tem medo, seus medos diminuem e, ao mesmo tempo, sua autoestima e autoconfiança aumentam.

“A coragem é a resistência e o controle do medo – e não a ausência dele”. Mark Twain

Analise seus medos

No alto de uma folha de papel, escreva a pergunta: ”De que eu tenho medo?” Comece a preencher sua lista de medos anotando tudo que causa ansiedade, seja algo grande ou pequeno.

Organize os itens em ordem de importância. Que medo tem o maior impacto em seu pensamento ou te puxa para trás? O que vem em segundo lugar?

Para o seu maior medo, responda estas três perguntas:

  • Como esse medo me puxa para trás na vida?
  • Como esse medo me ajuda ou, de alguma forma, me ajudou no passado?
  • Qual seria minha recompensa por controlar esse medo?

 

Vença seus medos

Olhe para si mesmo e encare a possibilidade de que seus próprios medos e dúvidas podem ser os seus maiores obstáculos para o sucesso.

Permita-se imaginar: o que você ousaria sonhar, ser ou fazer se não tivesse medo de nada neste mundo?

Sempre que sentir medo ou ansiedade e precisar aumentar sua coragem para persistir diante das dificuldades da vida, lembre-se dos seus objetivos, volte a sua atenção para suas metas. Crie uma clara imagem mental da pessoa que gostaria de ser, atuando da maneira que gostaria de atuar.

Não há nada de errado em pensar nos seus medos, desde que você associe também pensamentos de coragem e autoconfiança. Lembre que colhemos o que plantamos. Então, tenha muito cuidado com os seus pensamentos.

Controlar o medo e desenvolver a coragem são essenciais para uma vida feliz e bem-sucedida. Ao assumir o compromisso de desenvolver o hábito da coragem, chegará a um ponto em que seus medos terão deixado de desempenhar um papel importante em suas decisões. Estabeleça objetivos e metas ambiciosos, desafiadores e estimulantes e terá confiança em sua capacidade de alcançá-los. Será capaz de enfrentar cada situação com calma e autoconfiança.

As chaves para enfrentar o medo são: conhecimento, coragem e persistência.

E você,  o que você está fazendo para se livrar dos seus medos?

 

Adaptado de: Tracy, Brian. "Metas." Como conquistar tudo o que você deseja mais rápido do que jamais imaginou. Ed. Best Seller. Rio de Janeiro, 2005.