Gestão do tempo no “novo normal”

Gestão do tempo no “novo normal”

Muito se tem falado sobre o termo “novo normal” durante a pandemia.

Isso me leva a refletir sobre como ser produtivo nesse novo mundo que todos estamos construindo. 

O “novo normal” requer reflexão, postura crítica, parar de tentar encontrar respostas e começar a encontrar perguntas.

Nesse post quero te convidar a fazer algumas reflexões junto comigo. 

Começando por se perguntar: o que é “normal”?

Fui procurar na internet o significado da palavra normal.

“Normal: Um adjetivo que qualifica algo como comum, regular e usual, significando que não foge aos padrões ou a norma.”

==> Como as empresas e órgãos públicos podem mudar de forma ágil se continuarem com processos burocráticos e excesso de controle? É urgente repensar os processos, regras e padrões, mudar o seu mindset. Ter o foco em resolver os problemas e as necessidades dos clientes. Cuidar dos colaboradores e não somente exigir cada vez mais deles. Como as empresas e os funcionários estão negociando as novas relações de trabalho? 

“Normal: Quando se diz que determinada pessoa é normal, quer dizer que apresenta um comportamento e aparência que é socialmente aceitável e comum.”

==> Quantas pessoas se sentem infelizes e acabam doentes por seguirem os comportamentos esperados pela sociedade? Muitas delas se anulam, se punem, se culpam, deixam de ser elas mesmas para serem aceitas e amadas. O que se ganha e perde agindo assim?

“Normal:  Um indivíduo normal não costuma se destacar dos demais ao seu redor, pois apresenta características que lhe fazem comum ao seu grupo.”

==> Cada pessoa é diferente da outra, com seu passado, experiências, conhecimento, talentos, crenças…  No mundo empreendedor, divulgar o seu diferencial e o seu talento é essencial para que você consiga atrair/fidelizar os clientes e ter resultados sustentáveis. Em um mundo digital com informações crescendo de forma exponencial, como se destacar na multidão se você for uma pessoa simplesmente “normal’?  

Trabalho com produtividade e Gestão do tempo há mais de 25 anos e gosto muito de uma frase do Stephen Covey, que diz “nós não fazemos a gestão do tempo, e sim a gestão das prioridades no tempo disponível.”

No meu entendimento, construir o “novo normal”, significa um repensar de prioridades: substituir agendas lotadas por uma vida mais plena, mais leve, com um “tempo pra cuidar de si mesmo.” Esse tempo inclui ouvir uma música gostosa, estar perto das pessoas queridas, apreciar a natureza, dar boas risadas com os amigos, ler com calma um bom livro, praticar atividades físicas, encontrar a felicidade nas atividades simples do dia-a-dia. 

Significa tirar a vida do piloto automático e prestar atenção no agora, no momento presente. Transformar a doença em saúde e uma vida plena. Olhar o ser humano de uma forma integral, considerando a saúde física, emocional, mental e espiritual.

Significa transformar a ganância, cobiça e a inveja em carinho, cuidado e amor.  Substituir a arrogância do “eu sei”, “eu quero”, “eu tenho” pelo “o que mais posso aprender?”, “por que eu preciso disso?” e “como posso ajudar”? 

Gestão da mudança

Como eu sempre falo, e também está no meu primeiro livro, “Empreendedoras Produtivas”: A única certeza que temos é que tudo vai mudar.

Nenhum dia nunca vai ser igual ao anterior. Cada momento, cada segundo do nosso tão precioso tempo é único. 

Cabe a cada um de nós fazer com que os momentos da nossa vida sejam não somente produtivos mas também inesquecíveis!

Aqueles momentos que ficam guardados com carinho nas nossas lembranças e nos nossos corações.

Desde a criação do Roda dos Sonhos, uma ferramenta lúdica de autoconhecimento e colaboração, comecei a descobrir um universo de infinitas possibilidades. A minha vida (e a dos meus clientes, amigos e parceiros) começou a ficar rodeada de perguntas. 

Citando somente algumas perguntas, básicas e simples:

  • por quê?
  • por que não?
  • e se?

Repetir constantemente essas e outras perguntas podem te aproximar cada vez mais do seu propósito e missão de vida. 

E quando você consegue conectar o seu propósito com o de outras pessoas o trabalho colaborativo começa a aparecer de uma forma mágica e encantadora. 

A construção de um novo mundo é uma consequência natural. 

Nesse novo mundo não necessariamente vai existir o “normal”, mas sim o diferente. E somente na união das nossas diferenças é que vamos nos sentir mais fortes e preparados para o futuro, seja ele qual for.

Imagem de Erich Westendarp por Pixabay