Criando um futuro (e um presente) com TEMPO LIVRE!!!

Criando um futuro (e um presente) com TEMPO LIVRE!!!

O que você faria se tivesse mais tempo livre na sua agenda?

Muitas vezes queremos tanto ter tempo livre que quando algum compromisso é desmarcado e o tal “tempo livre” surge ficamos sem saber o que fazer. Já aconteceu com você de acabar a energia elétrica da sua casa por um período e você se sentir meio perdida, com uma sensação de “e agora, eu faço o quê?”

Você precisa ter muita clareza e segurança de saber o que quer fazer com o seu tempo livre. Quando você encontrar mais tempo livre, e com certeza irá, se não souber onde e como vai utilizá-lo, as outras pessoas podem devorar o seu tempo livre como dinossauros famintos.

O que é futuro pra você?

Você pode pensar em futuro como algo distante, como 15 a 20 anos, ou então algo não tão longe assim, como 5 anos.

Não importa se para você o futuro representa a sua aposentadoria ou a próxima fase da sua vida. Se você quer realizar e conquistar objetivos, deve ter em mente como esse futuro será.

As pesquisas do IBGE mostram que os brasileiros viverão em média até 72,6 anos. A expectativa de vida aumenta com o investimento em saúde e a tecnologia dos tempos atuais. A maioria das pessoas ainda não são conscientes de que viverão mais tempo. Não basta ter apenas dinheiro, mas principalmente envelhecer com saúde e disposição para conseguir aproveitar melhor o tempo disponível.

Você pode pensar que o dinheiro é essencial para um futuro tranquilo, confortável e com segurança. Pensar no dinheiro é importante sim, mas só ele não é suficiente. Tem que cuidar da saúde também. Mas principalmente, você deve pensar no que vai fazer para ocupar o
seu tempo livre. Afinal, de nada adianta ter dinheiro e saúde e ficar largado no sofá vendo TV, reclamando da vida e jogando o seu bem mais precioso fora: o seu tempo.

“Se a vida não tiver um propósito, um conteúdo, o ócio não vai preencher os requisitos necessários para tornar os últimos anos da vida uma experiência prazerosa.” Andrea Giardino e Júlio Sérgio Cardoso, autores do livro “O melhor vem depois”

Preparando o seu futuro

Quero te convidar para pensar e refletir sobre TEMPO LIVRE, e fazer algumas perguntas:

  • Porque esperar pra ter tempo livre só lá no futuro? E se o seu futuro começasse AGORA, nesse exato momento?
  • Você vai deixar que os outros te digam o que fazer com o seu tempo livre?
  • Você vai esperar pela sua aposentaria pra começar a ter tempo para fazer o que quer?
  • Depende de quem começar a dedicar 1 hora, 30 minutos, 5 minutos, 1 minutinho por dia para fazer o que quer com o seu tempo livre?

#dicadacoach: Experimente fazer uma lista do que vai fazer com o seu tempo livre e comece a colocar em prática. Eu, por exemplo, tinha separado um livro para ler nas minhas próximas férias. Decidi antecipar a leitura, criar um “tempo livre” para ler esse livro, começando por dedicar 5 minutinhos do meu dia para ler. Já estou quase acabando o livro (e agora vou ter que arrumar alguns outros para ler nas férias).

Laura Vanderkam, autora de uma série de livros sobre gerenciamento do tempo, apresenta nesse vídeo no TED uma abordagem bem interessante sobre controlar o seu tempo livre. São apenas 11 minutos. Vale a pena assistir.