Lidando com as frustrações da vida empreendedora

Lidando com as frustrações da vida empreendedora

Você, como empreendedor, já teve a sensação de levar um banho de água fria no rosto? Sabe quando você planeja, organiza, faz plano A, plano B, e quando pára pra avaliar verifica que a maioria das coisas não saiu conforme o planejado?

As frustrações fazem parte da vida da vida empreendedora e uma das formas de lidar com elas é alinhar expectativas, principalmente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor, aquelas que vão participar direta ou indiretamente das mudanças, da implementação das ideias e dos novos projetos.

Se a sua expectativa for muito alta e os resultados forem abaixo do esperado, você corre o risco de ficar frustrado, desanimado, sem esperança, podendo até ficar doente. Por outro lado, se você não tiver expectativa nenhuma, qualquer resultado que você alcançar poderá ser satisfatório.

“Feito é melhor do que perfeito. Mirar a perfeição causa frustração, no melhor cenário, e paralisa, no pior.” Sheryl Sandberg – COO do Facebook

Uma outra forma de lidar com as frustrações é desenvolver um mindset de crescimento, permitindo-se efetivamente gostar do que faz, e continuando a gostar mesmo diante de dificuldades.

Imagine uma cena com um bebê que está aprendendo a caminhar.

Ele não está preocupado em errar e cair. E nem vai se sentir humilhado ou com vergonha se não conseguir. Pode até ficar frustrado e chorar um pouco, mas logo em seguida se levanta e continua.

Ninguém ridiculariza os bebês nem diz que eles são burros porque não sabem falar. Eles simplesmente ainda não aprenderam. Estão fazendo as conexões cerebrais durante os primeiros anos de vida, à medida que prestam atenção em seu mundo, estudando e aprendendo, do seu jeitinho, como fazer as coisas.

Lembre agora de quando você era criança e estava aprendendo a engatinhar, falar, escrever, andar de bicicleta. O que você fazia quando não dava certo? Como você se sentia? Você ficava se lamentando e desistia, ou levantava e tentava de novo, simplesmente seguindo adiante e persistindo?

Independente da sua idade, você precisa se permitir ter a curiosidade para estar em constante aprendizado. Assim como um bebê é curioso por natureza (deixando as mamães muitas vezes enlouquecidas e estressadas), querendo mexer em tudo, você também, como empreendedor, deve ter a curiosidade para conhecer novas pessoas, novos ambientes, fazer novas conexões que te permitam acelerar os seus resultados, transformando menos em MAIS.

“Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos. Divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.” Benjamim Barber, teórico político

A única certeza que temos é que tudo vai mudar, e você precisa estar preparado. Encare os “banhos de água fria” como desafios e oportunidades de crescimento e mudança.

E você sabe quais são as vantagens de tomar um banho de água fria?

Eles te dão mais coragem e força de vontade, melhoram a resistência emocional, reduzem o estresse, aumentam o estado de alerta, melhoram a pele e o cabelo, estimulam a perda de peso, aumentam a imunidade e a circulação, ajudam na recuperação muscular, e principalmente, te acordam.

Se você é um empreendedor que ama sonhar, um “banho de água fria” pode te fazer olhar para a realidade e colocar os teus pés no chão. Dessa forma, você pode analisar os problemas sob ângulos diferentes e enxergar oportunidades por trás de cada obstáculo e dificuldade.