Avalie o tempo de uso no iPhone com o App Moment

Avalie o tempo de uso no iPhone com o App Moment

Você briga com os seus filhos porque acha que eles ficam muito tempo no celular? Ou é a sua família que está querendo a sua atenção e reclamando que você está trabalhando demais? Como saber se você está viciada no seu iPhone?

O aplicativo Moment monitora o tempo que você (e a sua família) passam no iPhone. O slogan utilizado pelo app é “Get back to your life”, com o sentido de você ter mais tempo para curtir a vida e se relacionar com as pessoas ao seu redor, ao invés de ficar 24 horas por dia com os olhos fixados no seu aparelho.

Ele te ajuda a ter consciência de quanto tempo você usa o telefone por dia e quantas vezes você pega o celular para fazer alguma atividade. Apresenta dados, estatísticas e gráficos diários, semanais e mensais para que você possa controlar melhor o seu tempo, definir limites de uso diário e ser notificada quando ultrapassar esse limite.

O monitoramento é feito de forma automática e “invisível”, consumindo pouca memória do seu celular.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a ficar muito tempo no celular?

Os mais comuns são: maus hábitos, tédio e necessidade de comunicação. Muitos aplicativos e games são feitos para conquistar e manter a sua atenção o maior tempo possível. E muitas vezes você não consegue perceber isso, deixando o seu tempo ir embora. Quando você sabe a quantidade de tempo que fica no seu celular, fica muito mais fácil aumentar o seu foco e produtividade.

Veja que interessante algumas estatísticas apresentadas pelo app:

Os usuários do Moment ficam em média 3 horas e 57 minutos no telefone por dia, que representa 23% do tempo “acordado”. São praticamente 4,7 anos da vida no celular. Eles dormem em média 6 horas e 48 minutos por noite e pegam o celular 52 vezes a cada dia.

Não basta apenas ter o aplicativo instalado. Para fazer um bom uso do aplicativo você deve:

  1. Analisar os dados periodicamente e com atenção
  2. Refletir como está utilizando o seu tempo
  3. Ser honesta com você mesma
  4. Definir um tempo limite para ficar no celular por dia
  5. Configurar lembretes para te alertar sobre a quantidade de tempo que você já usou no dia
  6. Acompanhar a sua evolução, organizando a sua agenda para dar foco nas atividades realmente importantes

Minha experiência com o Moment

Soube da existência do aplicativo por uma coachee e amiga querida, Aline Miessa. Confesso que eu não tinha a menor ideia de quanto tempo eu passava no celular a cada dia. Fui correndo pesquisar e fazer o download para descobrir.

Me assustei com os dados. Descobri que eu utilizava uma média de 2 horas por dia, tendo ficado um dia 3 horas e meia. O aplicativo mostra a quantidade de “pick-ups”, isto é, o número de vezes que você pega o telefone para fazer alguma coisa, e também os momentos do dia em que você pegou o celular. No meu caso, a média de vezes que eu pego o telefone ao longo do dia é de 39 vezes, e teve um dia em que eu peguei o telefone 51 vezes. Confesso que achei muito.

 

Você pode estar pensando assim: “mas eu trabalho com o celular, minhas clientes me enviam whatsapp, e eu preciso ficar do lado dele todo o tempo”.

Ok, eu também penso assim. Ou pensava.

Analisar essas informações me fizeram refletir como eu posso ser mais produtiva e otimizar o uso do meu tempo, mantendo um atendimento de qualidade para as minhas clientes, sem precisar ficar grudada no celular o tempo todo.

Apliquei uma das ferramentas que ensino nos meus Workshops, de criar blocos de tempo para manter o foco e aumentar a produtividade. Estou acompanhando a minha evolução e já diminui a média de tempo e vezes em que eu pego o celular durante o dia, otimizando o meu tempo.

Convido você a fazer essa experiência. Vou adorar se você contar pra mim os resultados: [email protected]

O aplicativo está disponível somente em inglês e na plataforma iOS.