Calendário 2018

Calendário 2018

Como fazer com que o seu novo ano seja produtivo, com menos estresse, melhores resultados e mais retorno financeiro? Com planejamento e organização.

E você pode começar de uma forma bem simples, utilizando um calendário e organizando a sua agenda anual. (baixe aqui o calendário 2018)

Você sabe como surgiu a divisão dos meses do calendário? Encontrei essa explicação em um vídeo muito interessante de Mário Sérgio Cortella. Ele explica que até o século I a.C. o ano se iniciava em 1 de março, e o último dia era 28 de fevereiro. Como o ano iniciava em março, setembro era o mês sete, outubro era o mês oito, novembro era o mês nove, e dezembro era o mês dez. Foi Júlio César que alterou o calendário e colocou janeiro e fevereiro no início do ano. Dessa forma, fevereiro passou a ser o mês mais curto, servindo para ajustar o calendário.

A palavra fevereiro vem de uma divindade etrusca – februa – que é a divindade da purificação, da queima, da febre. A febre purifica, isto é, ela faz com que haja a anulação daquilo que não serve e a proteção daquilo que serve. Os antigos usavam o fim do ano para pensaram sobre a vida, o que tinham feito e o que deveriam fazer.

Pouco a pouco o mundo foi adotando o dia primeiro de janeiro como o primeiro dia do ano. E com essa mudança, muitos passaram a fazer essa avaliação em dezembro. Quando se aproxima 31 de dezembro, alguns tem o hábito de pensar naquilo que fizeram. Isto é típico de algumas religiões, entre elas o judaísmo, islamismo e cristianismo.

Segundo Cortella, em um tom de brincadeira, o único país do mundo em que o ano continua começando em março, depois do carnaval, é o Brasil. E você, o que acha disso?  ?

Se você ainda não parou para planejar e organizar o seu ano, ainda dá tempo.

O fato de organizar algumas atividades com antecedência pode te ajudar a evitar incômodos e dores de cabeça, poupar tempo e economizar dinheiro.

Confira algumas dicas simples para você iniciar o ano com uma agenda organizada:

  1. Reserve espaços na sua agenda para os compromissos importantes, como a declaração de imposto de renda, pagamentos fixos (mensais, semestrais e anuais), aniversários de pessoas queridas, exames médicos, viagens e eventos recorrentes.
  2. Tenha objetivos e metas bem definidos. Coloque na sua agenda as atividades prioritárias, que vão te ajudar a alcançar suas metas e objetivos.
  3. Comece o seu dia com as atividades mais importantes. A maioria dos autores de produtividade, como Gary Keller e Jay Papasan (livro “A Única coisa) e Michael Heppel (livro “Comece pelo mais simples”) recomendam colocar a sua atividade mais importante no início do dia, ou no momento em que você está com o seu maior nível de energia. Dessa forma você diminui o risco de se ocupar somente com as atividades urgentes e deixar o que realmente importa para depois.

“Independente de quando o seu ano começa, sempre é tempo para planejar”

Organizar o seu calendário anual é uma atitude simples e rápida, que pode te ajudar a ter um ano muito mais produtivo e com melhores resultados.

Baixe gratuitamente o calendário de 2018 no link