Mude Tudo que Quiser – A nova ciência do sucesso pessoal

Mude Tudo que Quiser – A nova ciência do sucesso pessoalCompre aqui

Este livro de Kerry Patterson desmistifica a crença de que basta ter somente força de vontade para adquirir um novo hábito. Com uma abordagem nova e muito interessante os autores abordam o fato de que existem 6 fontes de influência que trabalham por você e contra você, e que induzem a forma como você encara os desafios de mudar o seu comportamento para atingir os objetivos desejados. E comprovam que aqueles que usam as seis fontes de influência nos seus planos de mudança tem 10 vezes mais probabilidade de sucesso do que quem não as usa.

Com base em diversas pesquisas realizadas em seu laboratório “Mude Tudo que Quiser”, localizado em Utah, apresentam uma série de táticas e exemplos de casos reais para você tentar mudar seus hábitos. Além disso, fazem o convite para que você seja a sua própria fonte de pesquisa, observando seus comportamentos e transformando suas ações em atos conscientes.

Conheça nesse texto algumas das táticas sugeridas para a mudança de hábitos.

  • Visite seu futuro previsível: qual é a vida que você vai ter se continuar se comportando como atualmente?
  • Conte a história toda com riqueza de detalhes: quais são as descrições específicas que resumem onde você está ou para onde está indo?
  • Use palavras de valor: por quê você está querendo mudar esse hábito e comportamento?
  • Transforme a mudança em um jogo: quais são as pequenas metas que te ajudarão a atingir o objetivo maior?
  • Crie uma declaração de motivação pessoal: qual é a palavra ou frase que vai te apoiar nos momentos difíceis?
  • Comece analisando suas habilidades: o que é preciso para começar a fazer a coisa certa?
  • Use a prática deliberada: que ações você precisará empreender?
  • Aprenda a habilidade da vontade: como você pode lidar com as situações tentadoras?
  • Saiba diferenciar quem é amigo de quem é cúmplice: você tem amigos (que te ajudam a alcançar os objetivos) ou cúmplices (que te distraem e sabotam seus esforços para mudar)?
  • Faça novos amigos: como você pode encontrar pessoas que estão interessadas em apoiar seu esforço de mudança ou seus novos comportamentos?
  • Recompense pequenas vitórias: que ações específicas estão sob seu controle que você deveria recompensar?
  • Construa cercas: que regras você precisa criar para se manter agindo de maneira saudável?
  • Controle a distância: o que você está fazendo para manter as coisas boas próximas e acessíveis e as coisas ruins distantes e difíceis?
  • Use ferramentas: o que você está fazendo para transformar os dispositivos eletrônicos e outras ferramentas em valorosos aliados da sua mudança?

Para todos aqueles que já leram e gostaram de clássicos como “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, e “O Poder do hábito”, de Charles Duhigg, este livro vai acrescentar uma série de informações muito interessantes e úteis.

Mais importante do que a leitura do livro é colocar em prática as táticas apresentadas, testando o que realmente pode funcionar para você. Observar o seu comportamento e ter a consciência de como você pode lidar com as suas dificuldades pessoais e profissionais pode ser a chave para a sua história de sucesso.

“Uma das maiores barreiras para o sucesso pessoal não é a falta de resistência, ousadia ou força de vontade, mas a crença enganosa de que a força de vontade é a única chave para a transformação”

Poder de habilidade sobre força de vontade

Al Switzler, um dos autores do livro, apresentou no TED Talks uma matriz de exemplos cotidianos que vão mudar e verdadeiramente capacitá-la a reexaminar o caminho do seus negócios e da sua vida. Assista a esse vídeo de 19 minutos e saiba mais sobre a nova ciência do sucesso pessoal.

 

PATTERSON, kerry, et. al. Mude tudo que quiser: a nova ciência do sucesso pessoal. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.