Vai sobrar tempo livre na sua agenda esse ano?

Vai sobrar tempo livre na sua agenda esse ano?

Quer fazer o seu ano caber na agenda? E ainda sobrar tempo livre para você fazer o que gosta, o que te faz feliz?

Se você tem um espírito empreendedor existe uma grande chance de a sua vida ser uma correria, com muitas ideias, projetos, compromissos, problemas e dificuldades. Junto com essa vida agitada vem o desafio de equilibrar todas as atividades dentro do tempo disponível. O fato é que você tem uma quantidade limitada de tempo e energia por dia. Se você incluir atividades de menos pode demorar muito mais para atingir seus objetivos. Se você incluir atividades demais pode acabar se distraindo e perdendo o seu foco.

Se você é do tipo de pessoa que, mesmo sem perceber, acaba colocando atividades demais na sua agenda e fica sem tempo livre para ter alguns poucos momentos de descanso e para cuidar de você, como você pode resolver isso?

É importante você encontrar a sua agenda ideal. Pense que a sua semana é como um balde. Se você colocar atividades demais, sem tirar nada, o balde pode transbordar e você pode ter muitos problemas, como: prazos não cumpridos, resultados abaixo do esperado, estresse, noites mal dormidas, alimentação não saudável, ficar sem fazer exercícios físicos, deixar a família de lado, entre outros.

1) Identifique as atividades e compromissos

Você precisa encaixar na sua agenda prioritariamente os compromissos importantes que vão te levar até o seu objetivo e ajudar a cumprir as suas metas.

Lembre de considerar todas as áreas da sua vida, como pessoal, estudo, trabalho, família, saúde, financeiro e lazer.

“O segredo não está em priorizar aquilo que está em sua agenda, mas agendar suas prioridades”. Stephen Covey

2) Faça uma estimativa de tempo

Assim como você faz contas pra saber se tem dinheiro pra comprar alguma coisa, tem que planejar e fazer contas pra saber se todas as atividades que quer realizar cabem na sua agenda.

Para cada atividade que você quiser colocar na sua agenda, faça uma estimativa de quanto tempo vai realmente dedicar a ela.

Procure ser o mais precisa e sincera possível. Por exemplo, se você demora 1 hora para preparar o almoço, meia hora almoçando e mais meia hora para arrumar e limpar a cozinha, não adianta você estimar que vai conseguir fazer tudo em meia hora ou 40 minutos.

3) Calcule o tempo livre que sobra

Faça uma soma “por alto” do tempo que você estimou usar. Se preferir, pode separar por área da vida.

Por exemplo, considerando uma semana de 2ª a sábado, sem incluir o domingo:

  • Dormir: 8h/dia, 48/semana
  • Trabalhar: 10/dia, 55/semana (considerando o tempo no trânsito)
  • Cuidados pessoais: 6h/semana
  • Academia: 2 vezes, 4 horas/semana
  • Estudo: 8h/semana
  • Financeiro: 2h/semana
  • Família: 3 h/dia, 18h/semana

TOTAL: 141 horas/semana

Nesse caso, considerando que os 6 dias tem 144 horas, você ficou com apenas 2% de tempo livre, ou seja, 3 horas por semana.

4) Analise os resultados

A parte final exige um momento de reflexão.

Olhe para as suas atividades e cálculos e responda com sinceridade:

  • Eu realmente preciso incluir todas essas atividades na minha agenda?
  • Se eu deixar alguma atividade para depois, isto é, procrastinar de uma forma consciente, vou continuar no caminho para realizar meus objetivos?
  • Meu tempo e energia estão indo para o que eu realmente preciso e desejo realizar?
  • O que eu posso aprender para ser mais produtiva e executar algumas atividades com mais agilidade?

#dicasdacoach:

. Utilize uma agenda semanal para facilitar a visualização. Dessa forma, você consegue perceber com mais clareza se a sua agenda está sendo preenchida de uma forma equilibrada, e principalmente, se você está reservando espaço para o que realmente importa.

. Se tiver algum compromisso que implique em deslocamento físico, inclua o tempo que você deve ficar no trânsito

. Lembre sempre de incluir as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Estar bem alimentada é importante para recarregar as energias

Eu utilizo uma ferramenta de apoio com os meus clientes, que faz parte da minha metodologia, que eu chamo de Calculadora de Tempo livre. Ela é uma planilha excel que permite fazer algumas simulações, conectando as áreas da sua vida e as suas atividades. Ela pode ser utilizada para a sua vida pessoal ou profissional, e facilita a visualização de onde você pretende investir o seu tão precioso tempo. À medida em que você vai preenchendo as atividades do seu dia consegue visualizar de forma automática qual é o percentual de tempo livre que vai sobrar na sua semana.

Se você tiver interesse em agendar um atendimento individual on-line de Organização da agenda utilizando a Calculadora de Tempo livre, entre em contato comigo. #vamosjuntas