O melhor vem depois. Como você está preparando o seu futuro?

O melhor vem depois. Como você está preparando o seu futuro?

A maioria das pessoas, e também a grande maioria dos livros sobre aposentadoria, preocupam-se somente com a parte financeira e os recursos necessários para se ter uma pós-carreira tranquila, confortável e com segurança.

Esse livro traz uma abordagem diferenciada, pois mostra que o dinheiro é importante sim, mas que só ele não é suficiente. Além de se preparar com antecedência, é preciso cuidar da saúde e principalmente planejar o que será feito com o tempo disponível. Afinal, de nada adianta ter dinheiro e saúde e ficar largado no sofá vendo TV ou jogando um tempo precioso fora, que poderia ser bem melhor utilizado.

Dividido em 9 capítulos, apresenta tópicos que vão muito além do planejamento financeiro:

  1. a nova realidade da humanidade
  2. quando se preparar para a aposentadoria
  3. construa seu plano estratégico de vida
  4. crie sua marca pessoal
  5. cuide de suas finanças
  6. cuide de sua saúde. Longevidade: conquista ou destino?
  7. cuide da sua cabeça e viva de bem com a vida
  8. sexualidade na terceira idade
  9. o que fazer quando o momento chegar

Quando se fala em futuro, onde você mais está onde você imagina estar? Que passos quer dar? O que planeja fazer? Com quanto dinheiro pretende viver? Ninguém mais vai cuidar do seu futuro do que você mesmo.

Dinheiro é essencial, mas a questão vai além: que tipo de vida você pretende ter após a aposentadoria? O que passamos a ver é uma nova fase em nossas vidas. Fase em que, possivelmente, teremos o direito de escolher como ocupar o bem mais precioso de que dispomos: o nosso tempo.

As pesquisas do IBGE mostram que os brasileiros deverão em média até 72,6 anos de vida. A expectativa de vida aumenta com o investimento em saúde e a tecnologia dos tempos atuais. A maioria das pessoas ainda não são conscientes de que viverão mais tempo. Não basta ter apenas dinheiro, mas principalmente envelhecer com saúde e disposição para conseguir aproveitar melhor tempo disponível.

Para os indivíduos, as seguintes prioridades serão igualmente importantes, como:

  • Lidar com os custos sempre crescentes dos planos de saúde;
  • Cobrir despesas com medicamentos;
  • Possuir renda suficiente para sobreviver além da expectativa;
  • Descobrir formas de ocupar tempo disponível;
  • Sabia o que fazer para conviver com a solidão.

 

Vários executivos e pessoas dão depoimentos sobre a sua preparação e a sua fase de transição para a aposentadoria. E o livro também apresenta 4 modelos de planos estratégicos de vida e de pós-carreira, para que você possa se organizar de acordo com a sua faixa etária.

Se a vida não tiver um propósito, um conteúdo, o ócio não vai preencher os requisitos necessários para tornar os últimos anos da vida uma experiência prazerosa.

GIARDINO, Andrea; CARDOZO, Julio Sergio. O melhor vem depois: desvendando o enigma da longevidade. São Paulo: Saraiva, 2009