Qual é o seu Estilo de Planejamento?

Qual é o seu Estilo de Planejamento?

Você sabia que existem diferentes estilos de planejamento? Cada pessoa tem o seu estilo próprio, e é importante você encontrar o seu. Segundo Daniel Goleman e Annie McKee , em seu livro Primal leadership and Resonant Leadership, existem 3 tipos de planejamento.

Você pode ser uma pessoa que é:

1) Orientada por objetivos

Praticamente uma planejadora nata, ama listas de tarefas e define as metas e ações necessárias para alcançar os objetivos com mais facilidade. Ter objetivos definidos e prazos é essencial para que você se sinta desafiada, empolgada, com energia para fazer mais e melhor.

Existem pessoas que são tão orientadas por objetivos que antecipam as datas de entrega para se desafiarem ainda mais. (eu sou assim ?)

2) Orientada por Direção

A pessoa orientada por direção não necessariamente tem um objetivo definido com todos os seus detalhes, mas tem a clareza do rumo a ser seguido. É movida por um senso de propósito, conhece os caminhos que precisa percorrer e adapta as suas ações ao longo do caminho, à medida que as oportunidades (e dificuldades) vão surgindo.

3) Orientada por Ação

Vive o momento. Evita definir metas de longo prazo e prefere escolher a próxima ação baseada na ação anterior. E assim vai tocando a vida, um dia de cada vez, contornando obstáculos e seguindo em frente.

Você pode ter um ou mais desses estilos, dependendo de suas experiências e do seu momento de vida. O importante é estar consciente e perceber se o se estilo atual está de acordo com os resultados que deseja alcançar. Se você pretende ter resultados excelentes e rápidos, talvez o estilo “orientada por objetivos” seja o mais indicado para você nesse momento.

“Mesmo quando estamos ocupados, temos tempo para o que é importante. Quando nos focamos no que é importante, podemos construir a vida que queremos no tempo que temos.” Laura Vanderkam