Quer cuidar do seu tempo e dinheiro? Então comece a planejar agora!

Quer cuidar do seu tempo e dinheiro? Então comece a planejar agora!

Você sabia que uma das principais causas de fechamento das empresas é a falta de planejamento?

Uma pesquisa do Sebrae-SP revelou que 27% dos empreendedores entrevistados não conseguem chegar ao primeiro ano de funcionamento, apenas 38% conseguem sobreviver aos cinco primeiros anos de atividade e 46% dos empreendedores paulistanos abriram suas empresas com olhos vendados, sem conhecer o perfil e o hábito dos seus clientes. (link)

Talvez você já tenha ouvido falar disso, mas “não tem tempo pra planejar”, está sempre “na correria”, tem tanta coisa pra fazer…

Concordo com você. A vida está cada vez mais agitada. O mundo está cada vez mais complexo, imprevisível e caótico… E é por isso mesmo que planejar se torna um elemento indispensável e importantíssimo, na sua vida.

E por que é importante planejar?

Para mim, que sou apaixonada por esse assunto, planejar é essencial para ter resultados melhores e mais rápidos. O planejamento é fundamental para você ter flexibilidade e agilidade.

Já parou pra pensar que às vezes (ou quase sempre) as coisas não acontecem da forma como você tinha esperado? Sempre acontecem imprevistos, acontecimentos inesperados, e é nessas horas que ter um plano vai te ajudar a enfrentar as dificuldades e “contornar” os obstáculos.

O momento em que você está planejando é o tempo em que você para pra pensar, refletir em tudo o que pode dar errado, em todas as situações imprevistas que podem acontecer. E é nesse momento que você vai ganhar agilidade, pois quando essas situações adversas surgirem, você estará melhor preparado para encontrar caminhos alternativos.

Se você sempre pensou que planejar é complicado e demorado, experimente fazer um teste. Execute uma atividade corriqueira, como fazer um bolo, COM e SEM planejamento. Se você começar a fazer o bolo e descobrir no meio do processo que faltou o ovo, a farinha, vai acontecer o que? Ou você vai perder tempo pra ir comprar (ou emprestar da vizinha, se ela for bem legal) os ingredientes, ou então vai fazer alguns ajustes na receita e correr o risco de o bolo ficar ruim. Ok, ele pode ficar até bom, dependendo da sua experiência na cozinha, mas você corre um risco maior de não dar certo, ok? E, nesse caso, vai ter perdido tempo e dinheiro. Isso sem contar os sentimentos de raiva, frustração, se sentir incapaz de fazer um bolo, etc.

Quando você faz um plano você tem uma oportunidade única para calcular (sim, fazer contas antes de sair executando é bem importante), pensar, refletir, avaliar, e, principalmente, aprender.

Planejar é… estudar, organizar, coordenar ações a serem tomadas para a realização de uma atividade, visando alcançar um Objetivo

Planejamento nada mais é que a preparação para você trilhar um caminho com mais segurança. Sabe aquela clássica frase do filme Alice no País das Maravilhas? “ Se você não sabe onde vai, qualquer caminho serve!” ?

Então, se você não tem um plano, existe uma grande chance de você não chegar em lugar nenhum !

Segundo Daniel Goleman e Annie McKee , em seu livro Primal leadership and Resonant leadership, existem 3 tipos de planejamento: orientado por objetivos, orientado por direção e orientado por ação.

Você pode ter um ou mais desses estilos, dependendo de suas experiências e do seu momento de vida. Quanto mais você se conhecer e se permitir planejar, maior a chance de você atingir seus objetivos e ter melhores resultados, em sua vida pessoal e profissional.

Segundo Vilela da Mata, presidente do SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), 1 hora de planejamento equivale a uma economia de 10 horas de execução.

E como fazer um bom planejamento?

De todas as ferramentas que podem ser utilizadas para fazer um planejamento, a mais simples e que, pra mim, é super prática e útil, é a 5W2H. Ela vem das palavras em inglês What, Why, When, Who, Where, How, How Much, que significam: O que, Por que, Onde, Quem, Quando, Como, Quanto custa

Se você não tem o hábito de planejar, um bom começo é escrever somente o “o que”, “quem” e “quando”. Com esses 3 itens você já tem o mínimo de informações suficientes para se organizar e ter mais segurança e autoconfiança para enfrentar os obstáculos com certeza surgirão ao longo do caminho.

E para finalizar, um plano sem AÇÃO não tem muita utilidade.

Tão importante quanto planejar é praticar.

Se você é uma mulher que não tem tempo a perder, invista em um bom planejamento. Você vai ficar surpresa com os resultados!