Criando um novo hábito com a ajuda do app Stickk

Criando um novo hábito com a ajuda do app Stickk

O app Stickk é um aplicativo que ajuda as pessoas a atingir objetivos e criar hábitos. Desenvolvido por economistas da Universidade de Yale, permite cadastrar um objetivo e monitorar o processo para atingí-lo.

Quer saber como é fácil utilizar o aplicativo?

O primeiro passo é cadastrar um “contrato de compromisso”, classificar o objetivo em uma ou mais categorias – carreira, dieta, educação, exercícios físicos, família, dinheiro – e definir uma data limite.

No segundo passo você tem a opção de fazer uma aposta em dinheiro. Essa aposta é opcional, sendo que o valor mínimo da aposta é de U$ 5,00 por semana. Quando é feita a aposta, pode-se optar por algumas opções para o destino do dinheiro, caso o objetivo não seja atingido:

  • um amigo
  • um inimigo
  • uma instituição de caridade que você admira (EUA)
  • uma instituição que você odeia (EUA)

 

Ao final do desafio, se o usuário tiver atingido o objetivo, o dinheiro não é descontado. Porém, se ele não tiver atingido a meta em algumas ou todas as semanas, esse dinheiro é descontado e encaminhado para a pessoa ou organização definida. Para o caso de amigos, e inimigos, basta informar o e-mail e ele receberá esse dinheiro por meio do PayPal.

Segundo os desenvolvedores do app, as pessoas que apostam tem 3 vezes mais chance de conseguir atingir o objetivo.

Quando fizemos o 1o desafio Restartme, em abril/2017, com mulheres empreendedoras que queriam criar novos hábitos, pudemos comprovar essa teoria. 60% das participantes fizeram apostas em dinheiro, cujo valor total variou de USD 30,00 a USD 50,00. Dessas, 70% atingiram seu objetivo. As que não apostaram dinheiro sentiram mais dificuldades.

O terceiro passo é definir um juiz (referee). O juiz é a pessoa que vai validar se a meta da semana foi atingida, “bater o martelo”. É possível convidar qualquer pessoa para ser o juiz, bastando apenas informar o e-mail ou o login no aplicativo. O aplicativo envia e-mails para que o juiz valide semanalmente se a meta foi ou não atingida.

O quarto passo é definir o grupo de apoio (supporters). Nessa etapa podem ser convidados amigos e familiares para apoiar e incentivar essa jornada em busca do novo hábito. Assim como é feita a definição do juiz, basta informar o e-mail ou o login no aplicativo, que essas pessoas receberão avisos semanais do progresso e atingimento de metas.

Após cadastrar o hábito, existe um espaço para registrar os sucessos e fracassos, denominado journal. Funciona como um relatório onde podem ser incluídas fotos e imagens diariamente ou periodicamente. Esses registros são como post´s, que podem ser visualizados pelo juiz e pelos colegas do grupo de apoio. E semanalmente deve ser feito o registro oficial, informando se as metas da semana foram ou não atingidas. O monitoramento pode ser feito pelo painel de controle do app, e utiliza uma forma visual muito simples.

 

Criando um novo hábito em minha vida

Eu, Adelaide, participei ativamente do desafio. O meu objetivo era criar o hábito de escrever, pois estou trabalhando no meu livro. O que eu não imaginava era que ao final do desafio eu teria finalizado o meu primeiro e-book sobre Planejamento para mulheres empreendedoras.

O início não foi fácil. Tive muitas interrupções e distrações. Mas persisti, apliquei as técnicas e ferramentas que eu mesma estava compartilhando com o grupo, e o resultado foi excelente.

Fiquei surpresa com a troca de energia, informações e conhecimento entre as participantes, e foi uma experiência gratificante e inesquecível.

E o meu novo hábito? Virou PAIXÃO!

 

O aplicativo está disponível somente em inglês e na plataforma iOS, e pode ser acessado pelo computador ou celular.

http://www.stickk.com/