App Lumosity: desenvolvendo foco e concentração para otimizar o seu tempo

App Lumosity: desenvolvendo foco e concentração para otimizar o seu tempo

O aplicativo Lumosity é um programa de treinamento cerebral que visa trabalhar habilidades mentais, como memória e atenção, para ajudar as pessoas em atividades do cotidiano e melhorar o aprendizado. São mais de 25 jogos em programas de treino personalizado, com o objetivo de desafiar o cérebro diariamente. Os jogos adaptam-se ao desempenho de cada usuário e o ajudam a continuar desafiado em uma ampla variedade de tarefas.

O app para dispositivos móveis foi lançado 2015 e tem mais de 70 milhões de usuários em mais de 180 países. O aplicativo tem uma versão gratuita com uma disponibilidade limitada de jogos e uma versão paga que libera todas as funcionalidades.

As atividades são classificadas em cinco grupos de habilidades:

  1. velocidade
  2. memória
  3. atenção
  4. flexibilidade
  5. solução de problemas

As estatísticas de performance são personalizadas e podem ser visualizadas de forma resumida nos dispositivos móveis e relatórios detalhados no site. É possível acompanhar a evolução de forma individual e comparativa. A comparação com outros grupos pode ser feita por idade, profissões ou faixa etária.

O aplicativo busca estimular o treino diário a partir de mensagens de congratulações e frases de incentivo após a conclusão dos jogos. É possível cadastrar lembretes para que sejam enviadas notificações alertando sobre a hora do treinamento diário.

Aprendendo e me divertindo

Utilizei o app por 7 meses, durante o meu mestrado. Foram 182 dias e 1.334 jogos.

Os jogos são muito interessantes, me diverti muito. Pude identificar alguns “pontos fracos”, como a memória, e desenvolver principalmente o meu foco e concentração, que foram essenciais para o meu projeto de pesquisa do mestrado.

Os jogos de “atenção dividida” foram os meus preferidos.

O fato de praticar diariamente demonstrou excelentes resultados, e pude acompanhar pelos painéis de controle a minha evolução.

Desenvolvi habilidades como atenção dividida, flexibilidade, e também trabalhei com cálculos (sempre adorei matemática!!!) e pude perceber como consegui melhorar a minha concentração nos estudos e no trabalho.