Como ganhar tempo definindo objetivos e metas

Imagine a seguinte cena: você entra apressada em um táxi e diz ao motorista: “Bom dia, eu preciso ir até um local. Tenho uma reunião muito importante. E estou atrasada, só tenho 30 minutos. É mais ou menos perto do bairro X. Você pode ir seguindo pela avenida principal e quando chegar mais perto eu te explico melhor”. E o motorista começa a dirigir, enquanto vocês conversam sobre assuntos diversos. Quando você está chegando no bairro indicado, descobre que acabou a bateria do seu celular, você não tem o endereço, e sem a sua lista de contatos e, já começando a ficar ansiosa, não se lembra do telefone de ninguém. Resumindo: não sabe o endereço, está atrasada e não sabe o que fazer.

Quais são as suas opções para você chegar no local correto e no horário combinado?

  • Você pode aumentar a velocidade. Pedir para o taxi andar mais rápido e ficar dando voltas enquanto você olha as placas das ruas e tenta se lembrar se algum nome lhe é familiar. Pode pedir emprestado o celular do taxista e sair procurando na internet por telefones e endereços. Tais esforços, entretanto, podem servir somente para te levar mais depressa para lugar nenhum.
  • Você pode pensar mais positivamente. Enquanto o taxi continua dirigindo, você fecha os olhos e imagina que vai dar tudo certo. Você pode se sentir melhor com isso, mas, se não tomar nenhuma atitude concreta, estará somente enganando a si mesma.
  • Você pode colocar a culpa em alguém. Pode colocar a culpa na operadora de telefonia, no fabricante do celular, no trânsito, até no taxista (que está bem feliz porque vai tirar uma boa grana pela corrida). Pode até ficar mais aliviada, afinal, a culpa não é sua. Mas será que isso vai resolver o seu problema?
Como ganhar tempo definindo objetivos e metas

Esse é um exemplo muito simples, e com certeza você pode pensar em uma série de outras alternativas para conseguir o endereço correto. Mas, concorde comigo, existe uma grande chance de você não conseguir chegar no horário.

Faça agora uma comparação dessa situação com um projeto pessoal ou profissional. E, por que não, com a sua vida.

Quantas vezes ficamos rodando em círculos, tentando resolver problemas (nossos e dos outros), sem chegar a lugar nenhum, simplesmente porque não temos a menor ideia de onde queremos chegar?

Quantas vezes nos esforçamos, corremos, mudamos atitudes, pensamos positivamente, e não conseguimos ver resultados?

E aqueles dias em que chegamos em casa exaustas, depois de um dia estressante, com aquela sensação de que o tempo voou e não fizemos nada de útil, ou não fizemos nada do que tínhamos nos programado para fazer?

É cômodo colocar a culpa nos outros: no trânsito, no companheiro, nos filhos, na crise econômica, na mãe!!!

Ter a clareza dos nossos objetivos é fundamental para que possamos definir as metas e as ações que nos levarão até lá.

Um objetivo é aquilo que as pessoas desejam conscientemente alcançar e que, por isso, dirigem o seu comportamento. As metas são as “escalas”, ou “marcos”, ao longo do caminho.

Objetivos e metas bem definidos são uma alavanca para que você aproveite ao máximo seu potencial, suas forças e suas habilidades.

Sem entrar no mérito das variações existentes na literatura, é importante sempre ter em mente a fórmula SMART, que orienta que os objetivos e metas devem ser:

  • S Específicos (Specific) – O que deve ser feito?
  • MMensuráveis (Measurable) – Como será avaliado o progresso?
  • AAtingíveis (Attainable) – É possível de ser alcançado?
  • R Relevante (Relevant) – Ele é importante pra você? Que benefícios trará?
  • TEm tempo (Time-bound) – Qual é o período de tempo necessário?

 

No caso do nosso exemplo, do taxi, você poderia ter se organizado melhor: conferindo se o celular estava carregado antes de sair, anotando o endereço em uma folha de papel, tendo uma lista de telefones úteis na carteira, enfim, poderia ter pensado no que podia dar errado e se preparado para os imprevistos. Dessa forma, poderia ter curtido o trajeto sem ansiedade, preocupações, e com menos riscos chegar atrasada.

Quando o objetivo realmente é importante para nós, devemos nos preparar para ele com carinho e atenção, ter cuidado com os detalhes, dar um passo de cada vez, celebrar as pequenas conquistas… mas sempre nos lembrando de onde queremos chegar.

Transforme sonhos em objetivos.
Transforme objetivos em metas.
Transforme metas em ações.
Transforme ações em resultados.