Assédio moral no mundo corporativo

Tive a grata oportunidade de participar desse bate papo com a Ana Artigas sobre um assunto tão sério e delicado, que infelizmente acontece com frequência nas empresas.

Falando de alguns conceitos básicos:

  • Assédio consiste numa perseguição insistente e inconveniente que tem como alvo uma pessoa ou grupo específico, afetando a sua paz, dignidade e liberdade: moral, sexual, psicológico, virtual;
  • Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. Os tipos de violência podem ser: moral, sexual, física, psicológica e patrimonial.
  • O assédio moral é caracterizado pela exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas.

Sobre o assediador e agressor:

Geralmente o assediador é uma pessoa sem ética e moral, que projeta uma imagem de si mesmo bastante positiva. Essa pessoa geralmente não gosta de ver os outros se sobressaírem ou serem mais inteligentes, pois isso faz com que se sinta ameaçada e insegura. O agressor tem claras suas limitações, deficiências e incompetência profissional, sendo consciente do perigo constante a que está submetido em sua carreira, e geralmente tem medo de perder poder e privilégios.

Utiliza estratégias de manipulação constantes, na maioria das vezes inteligentes e dissimuladas, denigrindo a imagem do outro profissional. Usa armas psicológicas para angariar aliados, pode fazer exigências absurdas (como o cumprimento de tarefas absurdas e impossíveis de realizar) e muitas vezes força o outro profissional a desistir do emprego.

Pode apresentar também características narcisistas. O termo narcisista vem da mitologia grega. Narciso era um jovem belo, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Segundo a mitologia, Narciso se apaixonou por sua própria beleza ao vê-la refletida no lago. Uma pessoa narcisista só pensa em si própria e tira da frente todos aqueles que impedem o seu sucesso, muitas vezes de forma cruel e covarde. Tem uma ideia grandiosa de sua própria importância e se acha o máximo, o “todo poderoso”. Suas fantasias de êxito e necessidade de poder são ilimitadas. Tem a necessidade excessiva de ser admirado e apresenta muitas vezes atitudes e comportamentos arrogantes.

Como lidar com essa situação tão delicada?

Se você passou por essa situação ou se encontra envolvido em algum relacionamento pessoal ou profissional que caracterize assédio moral procure fortalecer a sua autoestima e autoconfiança, trabalhar o autoconhecimento. Apesar de ser uma vítima, evite entrar em um círculo de vitimização. Dependendo do tempo a que está exposto a essa situação ou a gravidade dela, procure ajuda de profissionais especializados.

Acredito que cada um de nós deve dar a sua contribuição para impedir que situações como essa aconteçam em nossos ambientes e relacionamentos, abrindo espaço para falar sobre esse tema de uma forma madura, consciente e responsável.

“Você não precisa se diminuir para caber no mundo de outra pessoa.”