3 passos para uma comunicação objetiva

3 passos para uma comunicação objetiva

Já aconteceu de você falar alguma coisa para outra pessoa e ela entender de uma forma bem diferente?

Quando a minha filha Heloísa tinha três anos de idade e estava exagerando nas guloseimas eu falei pra ela que “a partir daquele dia ela só ia comer chocolate e doces no fim de semana”. Ela concordou na hora e ficou bem quietinha. Quando chegou a hora do almoço do sábado e fomos comer arroz e feijão ela reclamou e me disse: “não mamãe, você combinou comigo que eu só ia comer chocolate e doces no fim de semana.”

“Comunicação é a arte de ser entendido”. Peter Ustinov

O processo de comunicação é essencial para a construção e manutenção de relacionamentos pessoais e profissionais, para você vender seus produtos e serviços, para você ajudar outras pessoas. Mas não é um processo fácil.

Quantas vezes você teve problemas de relacionamento por falhas de comunicação, com familiares, colegas de trabalho e amigos?

Diversas pesquisas apontam que a maioria das empresas tem falhas de comunicação, e a habilidade de se comunicar é uma das mais valorizadas no mercado de trabalho.

O sucesso do seu empreendimento depende de como você vai se comunicar com o seu cliente e as pessoas ao seu redor. Na era digital as pessoas são bombardeadas por informações que chegam de todos os lados e nos mais variados formatos. Sem um mínimo de planejamento e organização você corre um grande risco de passar despercebido na multidão.

O tema comunicação é muito amplo e complexo, e eu quero te apresentar 3 passos simples que você pode seguir para fazer com que a sua comunicação seja mais objetiva.

Passo 1: Que mensagem quero passar?

Tenha clareza de qual é a mensagem que você quer transmitir, lembrando que a forma de se comunicar varia de acordo com o público.

Antes de enviar um e-mail, mensagem, telefonar, preparar uma apresentação profissional ou dar bronca no seu filho pare para pensar o que você realmente quer transmitir. Resuma em uma frase curta: qual é o foco da mensagem?

Experimente começar com um verbo que demonstre qual é a sua real intenção, como: informar, ensinar, inspirar, convencer, vender, motivar.

Exemplo: “Convencer a minha filha de 3 anos a comer menos doces”.

Passo 2: Por que isso é importante?

O que você vai mudar na vida da outra pessoa quando ela receber essa mensagem?

Pense no que pode acontecer se você não falar nada. Identifique se a mensagem faz sentido para você e para a outra pessoa. Se a mensagem não fizer sentido, você corre o risco de ser ignorada. A pessoa pode ficar com “cara de paisagem”, fingir que ouviu e entendeu, e na verdade nem prestar atenção. (já aconteceu isso com você?)

Exemplo: “Doces em excesso fazem mal para a saúde, eu quero que a minha filha aprenda a ter uma alimentação saudável desde criança”.

Passo 3: O que a pessoa precisa fazer?

A pessoa pode se conectar com a mensagem, mas ficar sem saber o que precisa fazer. Cabe a você contar pra ela qual é a ação que você espera que ela tome. É o CTA ou Call to action. Se você não deixar isso claro existe uma grande chance de ela até entender a sua mensagem mas não fazer nada.

Exemplo: “Quero que você coma menos doces e chocolate durante a semana e nos finais de semana pode comer um pouco mais.”

Repare que nesse exemplo eu ainda estou sendo um pouco vaga. Para reforçar a ação, seria interessante deixar claro o que significa “menos” e “um pouco mais”. Se eu não alinhar as expectativas, ela pode entender que “um pouco mais” significa uma caixa de bombons ou um pote de sorvete inteiros como sobremesa.

Agora é a sua vez: mãos a obra

Você pode praticar a técnica dos 3 passos em casa com os seus familiares, no trabalho e com seus amigos. O importante é fazer essa comunicação de uma forma consciente, prestando atenção em todo o processo.

Você não pode garantir que a interpretação da sua mensagem ocorra exatamente da forma como você tinha imaginado. Mas a atitude de se preparar antes de sair falando de qualquer jeito demonstra cuidado e atenção com as pessoas. Você vai poupar tempo (seu e dos outros) e aumentar a chance de ter uma comunicação mais assertiva e com excelentes resultados.